Já são conhecidos os vencedores da Competição Nacional do AQUAQUIZ


Já estão apurados os vencedores da segunda edição da competição nacional do AQUAQUIZ, o jogo desenvolvido pelo Grupo Águas de Portugal para fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água.

São 20 os jovens estudantes que se destacaram nesta competição pelo conhecimento sobre água, frequentando os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico nas seguintes escolas: 
• Escola Secundária São Pedro, Vila Real 
• Escola Básica Diogo Cão, Vila Real
• Escola Básica do Alto dos Moinhos, Terrugem, Sintra
• Escola Básica e Secundária Gama Barros, Cacém, Sintra 
• Escola Básica Nadir Afonso, Chaves

A lista integral dos vencedores, que integra alunos, professores e escolas, está disponível aqui.

A segunda edição da Competição foi programada para decorrer entre 27 de fevereiro e 27 de março de 2020. Contudo, no contexto da pandemia de Covid-19 declarada e do estado de emergência nacional decretado a 18 de março, foi decidida a suspensão temporária desta competição no dia 20 de março, por deixarem de estar reunidas as condições para a participação coletiva dos alunos nos jogos de tabuleiro em contexto escolar e de sala de aula.

O AQUAQUIZ foi concebido para ser jogado em sala de aula, num tabuleiro virtual, mas pode igualmente ser jogado em ambiente familiar e com amigos e está também disponível em formato de "Batalha" numa aplicação para smartphone (iOS e Android). O quiz é composto por perguntas relativas a diferentes dimensões da água, agrupadas em quatro categorias: Planeta Azul, Aqua Lab, Fábricas de Água e Uso Eficiente.

Desde o seu lançamento, a 1 de fevereiro de 2019, o AQUAQUIZ regista mais de 4 mil utilizadores e cerca de 500 escolas. Até à data realizaram-se mais de 35 mil jogos (122.336 jogos de tabuleiro e 12.938 batalhas). 

O jogo continua disponível em www.aquaquiz.pt (em formato tabuleiro) e na aplicação (em formato batalha)  para todos os que quiserem por à prova os seus conhecimento sobre água. 

Cofinanciado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelo Grupo Águas de Portugal a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Neste âmbito, destacam-se ainda as visitas virtuais a Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Águas Residuais (ETAR), que estão disponíveis neste link.  

Publicado a: 04 de Junho de 2020