AgdA investe 3,8 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água ao interior do concelho de Odemira


A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. acaba de assinar o contrato de adução de água à zona poente do concelho de Odemira, empreitada que assegurará o abastecimento de água às povoações de Vale de Santiago, Colos, Relíquias, Vale de Ferro, Ribeira do Salto, Amoreiras Gare, Aldeia das Amoreiras e S. Martinho das Amoreiras com fornecimento de água proveniente da ETA de Monte da Rocha. A população de Santa Luzia, no Município de Ourique será igualmente beneficiada por este investimento.
Com um prazo de execução de 480 dias, a empreitada foi adjudicada ao Consórcio Domingos da Silva Teixeira, S.A.\DTE – Instalações Especiais, S.A. pelo valor de 3.833.990,00€ com financiamento POSEUR.

Este investimento irá assegurar a qualidade e a quantidade de água necessária ao abastecimento a uma população de cerca de 2000 habitantes, permitindo abandonar os diversos sistemas autónomos que atualmente servem de forma deficiente as populações, a partir de origens subterrâneas pouco fiáveis.

Desde o início da sua atividade, em 2010, a AgdA já realizou um total de 49 milhões de euros de investimento em abastecimento de água, financiado pelo POVT – Plano Operacional de Valorização do Território, e pretende investir mais 78 milhões de euros até 2020, com financiamento POSEUR, abrangendo uma população de 200.714 habitantes.

Com estes investimentos, a entidade gestora responsável pelo Sistema de Parceria Pública Integrado de Águas do Alentejo assegura a resiliência dos sistemas de abastecimento de água permitindo-lhes melhorar a qualidade da água distribuída e responder mais eficazmente a situações de escassez de água.


Publicado a: 22 de Fevereiro de 2018