Ministro do Ambiente inaugurou nova ETAR de Esposende


A nova ETAR de Esposende faz parte do conjunto de infraestruturas que irá permitir resolver grande parte dos problemas de drenagem e tratamento de águas residuais daquele município, investimento no montante de cerca de 4,85 milhões de EUR, realizado pela empresa Águas do Norte.

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, presidiu à cerimónia de inauguração da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Esposende, que se realizou no dia 30 de maio.

A ETAR de Esposende, localizada na freguesia de Gandra, está dimensionada para tratar cerca de 6.750 m³/ dia de águas residuais domésticas, tendo capacidade para servir uma população de cerca de 40 mil habitantes-equivalentes (em época balnear) neste município.

A empreitada de construção da ETAR de Esposende consistiu na demolição de uma ETAR existente, datada dos anos 80, a qual se encontrava a funcionar de forma deficiente e com a sua capacidade de tratamento ultrapassada, bem como a elaboração de estudos técnicos necessários para a resolução definitiva da situação existente, os quais previram, para além do aumento da capacidade de tratamento, a necessidade de a curto prazo se proceder à desativação das ETAR de Apúlia, de Fão e de Curvos, localizadas na área de influência desta infraestrutura de tratamento, passando os respetivos efluentes a ser encaminhados para tratamento na nova ETAR.

Integram ainda o subsistema de Esposende um conjunto de intercetores, com uma extensão total de 37,9 quilómetros, a maior parte dos quais já construídos, os quais permitem encaminhar os efluentes dos aglomerados populacionais que drenam para esta infraestrutura de tratamento.

A entrada em funcionamento das novas infraestruturas vai permitir tratar as águas residuais e melhorar a qualidade das águas do rio Cávado e consequentemente a qualidade de vida da população local.

No âmbito da cerimónia foi também simbolicamente inaugurada a ETAR de Marinhas igualmente localizada no município de Esposende e dimensionada para servir uma população de cerca de 23 mil habitantes-equivalentes (em época balnear).

Representando um investimento no montante de cerca de 3,79 milhões de euros, a construção da ETAR de Marinhas irá permitir a desativação de duas ETAR existentes (ETAR de Guilheta e Forjães), as quais se encontram a funcionar de forma deficiente e com a sua capacidade de tratamento ultrapassada.

Integram ainda o subsistema de Marinhas um conjunto de intercetores, com uma extensão total de 26 quilómetros já construídos, os quais permitem encaminhar os efluentes dos aglomerados populacionais que drenam para esta infraestrutura de tratamento. O efluente final é escoado para a linha de água recetora, a ribeira de Peralta, que é uma das ribeiras que drenam para o oceano Atlântico existentes neste território.

Estes investimentos foram cofinanciados em 70% pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.

Publicado a: 30 de Maio de 2016