AdP participa em projeto de simbiose entre setores industriais


O Grupo AdP é membro do Advisor Board do SCALER, um projeto financiado pelo programa da União Europeia Horizonte 2020 e que tem por objetivo aumentar a eficiência na utilização de recursos entre os diversos setores industriais, promovendo a economia circular.

Com início em novembro de 2017 e uma duração de 30 meses (até maio de 2020), o projeto SCALER pretende desenvolver mecanismos de aceleração da jornada rumo à implementação eficiente e rápida de simbioses industriais no âmbito da indústria europeia.
O consórcio promotor é liderado pelo ISQ e conta com a participação da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Strane Innovation (França), Climate KIC (Alemanha) e Quantis (Suíça). 

O Advisory Board do SCALER, no qual o Grupo AdP participa através da área de Inovação corporativa,  é constituído por entidades de renome em representação da indústria de processo, parques industriais, associações e centros tecnológicos reconhecidos como pioneiros na avaliação e implementação de projetos de simbiose industrial. 

A primeira reunião do Advisor Board decorreu no dia 10 de abril na universidade de Cambridge, reunindo parceiros de setores da água, indústria do aço, indústria cimenteira, resíduos sólidos urbanos, entre outros. 

Nesta reunião os parceiros do projeto tiveram a oportunidade de discutir com um grupo de peritos europeus em simbiose industrial os objetivos e a abordagem do projeto, procurando desta forma potenciar a rede de contactos do projeto, a qualidade da informação gerada e desta forma, os resultados esperados.



Publicado a: 26 de Abril de 2018