Conferência europeia de inovação no setor da água em Portugal


Depois de Bruxelas, Barcelona e Leeuwarden caberá ao Porto ser a cidade anfitriã da maior conferência europeia sobre inovação no setor da água, organizada pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIP Water), em Setembro de 2017.

A candidatura para acolher a 4ª edição da conferência anual da EIP Water foi da responsabilidade de um consórcio liderado pelo município do Porto, com o apoio de várias entidades setor da água em Portugal, entre as quais o Grupo AdP, a Águas do Porto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Parceria Portuguesa para a Água, com o apoio político do Governo Português através do Ministério do Ambiente e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Também tem o apoio de vários parceiros científicos e tecnológicos, bem como empresas portuguesas e internacionais e associações profissionais do sector da água e inovação.

Guido Schmidt, do secretariado para a EIP Water, refere sobre a candidatura: "A proposta feita pelo Porto revelou ser superior devido à clareza da abordagem e ao forte apoio das organizações portuguesas, liderado pelo Município do Porto e pelas Águas do Porto. Estamos muito satisfeitos por termos recebido cinco propostas fortes e diversas de todos os cantos da UE. É uma pena que não possamos aceitá-las todas! Estamos confiantes de que o Porto proporcionará, aos participantes da próxima conferência, um programa rico e estimulante que promove o progresso na inovação e aumenta a competitividade Europeia no setor da água. "

A conferência anual da EIP Water reúne cerca de 500 participantes, entre decisores políticos, entidades gestoras, entidades financiadoras, investigadores, jornalistas, entre outros intervenientes, para debater a importância da inovação no setor da água.

Na conferência, a realizar no final do mês de setembro, os 29 Grupo de Ação da EIP Water  http://www.eip-water.eu/action-groups vão ter a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos em cada uma das suas áreas de inovação. Do programa do encontro fazem também parte o Prémio de Inovação EIP Water, uma série de eventos paralelos e visitas técnicas.

A Parceria Europeia de Inovação para a Água (European Innovation Partnership on Water -EIP Water) apoia o desenvolvimento de soluções inovadoras em toda a UE para enfrentar os grandes desafios da água e estimular a competitividade Europeia. Ao trabalhar nos Grupos de Ação, os conhecimentos e os recursos de organizações públicas e privadas estão ligados à cadeia de inovação a nível da UE, nacional e regional para corresponder a procura à oferta e criar oportunidades de mercado, tanto dentro como fora da Europa.

Mais informação em http://www.eip-water.eu/

Publicado a: 14 de Setembro de 2016