Sistema de abastecimento de água a Leiria concluído


Com a inauguração do Complexo da Mata do Urso, no âmbito do sistema de abastecimento de água a Leiria, a Águas do Centro Litoral vê concluídos os investimentos previstos para aquele município na componente de abastecimento de água, num total de cerca de 28,5 milhões de euros e 135 mil habitantes servidos.

A cerimónia de inauguração daquele complexo, cuja última empreitada foi a de execução da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Paúl (na foto), na freguesia de Monte Redondo, contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

A par da ETA, foram também construídos no âmbito do Complexo da Mata do Urso, três furos de captação de água, uma torre de pressão (com capacidade de 300 m3), um reservatório, uma estação elevatória e cerca de 6,3 quilómetros de condutas adutoras. Estas obras realizaram-se nos concelhos de Leiria e Pombal e representaram um investimento de 2,8 milhões de euros, com candidatura ao POVT, aprovada em overbooking.

O abastecimento de água a Leiria iniciou em 2007, sob gestão da ex-Águas do Mondego, ano em que foi concluída uma importante empreitada que permitiu abastecer um terço das necessidades do município de Leiria a partir das captações de Amor.

Em 2012, verificou-se um significativo reforço do sistema de abastecimento de água, com a conclusão do sistema adutor da Mata do Urso (setores Sul e Norte), no âmbito do qual foram construídos cerca de 30 quilómetros de condutas adutoras e vários reservatórios e estações elevatórias.

Com a agora concluída empreitada da ETA do Paúl e infraestruturas associadas, a Águas do Centro Litoral está agora em condições de abastecer todo o concelho de Leiria com água em quantidade e qualidade.  


Publicado a: 23 de Março de 2016