Mochilas Esperança levam material escolar a crianças em Moçambique


O Grupo Águas de Portugal, a EDP e a Lusíadas Saúde voltam a associar-se no projeto de solidariedade Mochilas Esperança e vão recolher material escolar para apoiar o regresso às aulas das crianças afetadas pelo ciclone que assolou este ano a província da Beira, em Moçambique. 

Este projeto, que tinha sido iniciado com a entrega de 5.000 mochilas à organização APOIAR com bens essenciais destinados às famílias moçambicanas, é aberto a todos os que queiram dar o seu contributo, desde cadernos, lápis de cor e outros materiais essenciais.

A recolha de donativos decorre de 3 a 6 de dezembro em vários locais em todo o país e também através do movimento Giving Tuesday

Dando seguimento ao projeto de solidariedade e apoio às famílias moçambicanas afetadas pelo ciclone Idaí, o Grupo AdP - Águas de Portugal, a EDP e a Lusíadas Saúde voltam a juntar-se para organizar Mochilas Esperança, desta vez destinadas a apoiar as crianças da região do Dondo no novo ano letivo, que se inicia em fevereiro de 2020

Para compor as Mochilas Esperança, que serão entregues através da ONGD portuguesa APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África, estão a ser recolhidos os seguintes materiais: 
  • 2 Cadernos A4 ou A5 (1 pautado + 1quadriculado)
  • 1 Estojo com borracha, afia, lápis e caneta
  • Conjuntos de 6 ou 12 lápis de cor
  • 1 Caneca de alumínio ou inox e 1 colher de sopa
  • 1 Sabonete
  • 1 Escova de dentes e 1 pasta de dentes


undefined



Este conjunto de bens, que representa um apoio ao regresso à normalidade, tem também por objetivo reforçar a esperança na educação e no futuro das crianças moçambicanas.

A esta segunda fase do projeto juntou-se a Junior Achievement Portugal (JAP) que está a reunir, em diversas escolas de Portugal, mensagens inspiradoras que serão entregues juntamente com as Mochilas Esperança às crianças das escolas de Moçambique. 

Enquadrada pelo espírito do movimento Giving Tuesday, a recolha inicia-se a 3 de dezembro e decorre até ao dia 6. 

Comemorado intencionalmente na primeira 3ªfeira após o Black Friday e alimentado pelo poder das redes sociais e da colaboração, a Giving Tuesday inspira milhões de pessoas em todo o mundo a dar a cara e a retribuir às causas e problemas que são importantes para cada um. O objetivo é criar uma onda massiva de generosidade que dure para além do dia da Giving Tuesday e que atinja todas as pessoas do planeta, sob o mote Dar para Mudar.

Todos podem participar neste projeto de solidariedade, entregando materiais desta lista nos pontos de recolha que estão abertos em diversos locais em Portugal continental entre 3 e 6 de dezembro:

undefined


As 5.000 Mochilas Esperança enviadas pelo Grupo AdP - Águas de Portugal, EDP, Lusíadas Saúde e Grupo Imprensa no âmbito da 1ª fase deste projeto foram entregues, a 19 de julho, às famílias do Dondo, na província da Beira, através da ONGD portuguesa APOIAR – Associação Portuguesa de Apoio a África. 

Com esta iniciativa, foi possível “levar um sinal de esperança” na forma de kits de bens essenciais (arroz, massa, feijão, atum, leite condensado, tacho, colher de pau, sabonetes, sabão azul e branco e t-shirts), que permitiram ajudar cerca de 25.000 moçambicanos afetados pela passagem do Ciclone Idai. 

Os donativos foram reunimos pelos trabalhadores e trabalhadoras das empresas envolvidas e o sucesso desta 1ª fase motivou-nos a dar continuidade a este projeto de solidariedade e a abri-lo à participação da sociedade civil.




Publicado a: 28 de Novembro de 2019