LIFE PHOENIX - Águas de Portugal integra projeto para o tratamento de águas residuais para reutilização


O projeto LIFE PHOENIX pretende desenvolver e demonstrar soluções modulares, flexíveis e eficientes para a produção sustentável e segura de água para reutilização (ApR) a partir de águas residuais provenientes de tratamento secundário, de acordo com os novos requisitos europeus.

Serão desenvolvidas duas soluções diferentes, adaptadas, respetivamente, a ETAR de pequena dimensão e a ETAR de média ou grande dimensão, as quais serão demonstradas num conjunto de cinco ETAR em Espanha e Portugal.

O projeto, que arrancou a 1 de outubro, está a ser desenvolvido por um consórcio europeu coordenado pela Aqualia e que integra ainda a AdP - Águas de Portugal Serviços Ambientais, a empresa holandesa MicroLAN, o CETIM - Centro Tecnológico de Investigação Multisectorial espanhol, a empresa Newland EnTech, a Universidade de Almeria, o Conselho Provincial de Almeria e a Confederação Hidrográfica do Guadalquivir. Terá uma duração de 42 meses e um orçamento global de cerca de 3,4 milhões de euros, financiados a 55% pela Comissão Europeia através do Programa LIFE.

Perante um cenário de stress hídrico cada vez mais generalizado, agravado nos países do sul da Europa devido aos impactos das alterações climáticas, a reutilização de água é considerada como uma necessidade para fazer face aos desafios crescentes da União Europeia (UE) relacionados com a política da água e com a produção de alimentos. A utilização deste recurso no setor agrícola, o maior consumidor de água da UE, tem vantagens evidentes pois constitui uma origem alternativa de água constante ao longo do tempo e que permite aliviar os escassos recursos hídricos em muitas áreas, principalmente nos períodos secos do ano.

A colaboração do Grupo AdP – Águas de Portugal no projeto prevê a participação no desenvolvimento de um estudo de viabilidade para a aplicação das soluções em duas ETAR do Grupo e na disseminação do projeto em Portugal.

Consulte aqui o comunicado de imprensa

Publicado a: 07 de Outubro de 2020