Frota operacional do Grupo AdP com certificação energética


A frota operacional do Grupo AdP renovou a certificação energética ao abrigo do programa Move+ da ADENE, materializando o compromisso que assumimos em estar na linha da frente da transição energética para uma economia mais sustentável e descarbonizada.

Esta certificação, não tendo qualquer obrigatoriedade legal, permite conhecer a eficiência energética e ambiental da frota ao mesmo tempo em que se identificam oportunidades de poupança de energia, de redução de custos e de minimização do impacto ambiental, objetivos que prosseguimos no âmbito do programa de neutralidade energética ZERO.

Em 2021, a frota operacional do Grupo, que integra viaturas movidas a combustível convencional e 100% elétricos, alcançou a classe de eficiência energética B, numa escala de F (menos eficiente) a A (mais eficiente). A estratégia de descarbonização do Grupo prevê que se alcance em 2030 a classe energética A.

No âmbito do Sistema de Gestão de Energia, o Grupo AdP assinou um protocolo com a ADENE que prevê a Certificação Energética da frota operacional do Grupo, ao abrigo do programa Move+. Esta certificação, que vem demonstrar o empenho e o compromisso do Grupo para estar na linha da frente da transição energética para uma economia mais sustentável e descarbonizada, permite conhecer a eficiência energética e ambiental da frota ao mesmo tempo em que se identificam oportunidades de poupança de energia, de redução de custos e de minimização do impacto ambiental. O protocolo estabelecido considerou ainda a formação de 16 auditores internos.

Em 2018, o Grupo AdP deu início ao seu Plano de Eficiência e Produção Energética (PEPE). Um dos eixos de atuação deste plano previa a introdução de viaturas elétricas para contribuir para a prossecução das metas de descarbonização, no caminho de uma frota mais verde. Foram integrados na frota operacional 127 viaturas 100% elétricas e 145 pontos de carregamento instalados nas infraestruturas do Grupo.

Em 2020, os 128 veículos elétricos que integram a frota de serviço do Grupo AdP percorreram mais de 1,8 milhões de km, consumindo para o efeito 260MWh e evitando o consumo de mais de 152 mil litros de combustíveis de origem fóssil.


Publicado a: 23 de Dezembro de 2021