Águas do Tejo Atlântico no Programa das Manhãs da Rádio Comercial


Durante todo o dia 22 de março os temas da água, e em particular a atividade da Águas do Tejo Atlântico, estiveram em grande destaque na Rádio Comercial. A reciclagem e reutilização de água, o que não deitar na sanita e boas práticas para o consumo responsável da água, foram alguns dos temas abordados ao longo de toda a programação. 

Em 2017, a Águas do Tejo Atlântico foi responsável pelo tratamento adequado de 182 milhões de m3 de águas residuais. Algo como 520 milhões de litros por cada colaborador, o equivalente a mais de 200 piscinas olímpicas de água residual tratada. Conseguiram ainda reciclar cerca de 3 milhões de m3 de águas residuais, enviar 156 mil toneladas de lamas para valorização agrícola e produzir 9786 MWh de energia a partir de recursos endógenos.

As respostas a estas perguntas vão muito para além dos números. Traduzem-se em impactos reais e positivos no ambiente e na qualidade de vida das populações. No Dia Mundial da Água, a Águas do Tejo Atlântico decidiu comunicar, de forma especial, os impactos reais e positivos do trabalho das suas equipas no ambiente e na qualidade de vida das populações. Oiça aqui.

Iniciaram-se também este sábado, dia 17, as comemorações do Dia Mundial da Água nos municípios da área de abrangência da AdTA, com a promoção de diversas ações de sensibilização e educação ambiental. 

Inserida na Semana do Ambiente da Câmara Municipal de Cascais, a Fábrica de Água da Guia abriu o programa de iniciativas com uma visita à infraestrutura que recebeu cerca de duas dezenas de visitantes que, apesar da chuva, tiveram curiosidade em conhecer o que acontece à água depois de ser utilizada no seu dia-a-dia. 

Já aconteceram ou estão previstas as seguintes iniciativas, com destaque para várias visitas às Fábricas de Água da Tejo Atlântico, envolvendo mais de uma centena de participantes:
  • 20 de março, 16h00 às 18h00: sessão de sensibilização para alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, do Turismo de Portugal
  • 21 de março, 10h00 às 11h30, Foz do Lizandro: visita com utentes da instituição 8oitenta Sintra Family Center;
  • 22 de março, 9h30 às 12h30, Zambujeira: visita com alunos da EB 2,3 da Lourinhã;
  • 22 de março, 15h00 às 16h30, Charneca: visita com os utentes dos Centros de Dia do Arelho, Bairro da Srª da Luz e Carregal;
  • 27 de março, 10h00 às 11h30, Alcântara: visita com um grupo de formandos da ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, do curso de formação profissional de jardinagem e espaços verdes.
Ainda no âmbito da educação ambiental, realiza-se o arranque do Projeto Peixes Nativos, em Torres Vedras, com as primeiras saídas de campo nos dias 19, 20 e 22 aos rios Alcabrichel e Sizandro, com os alunos das EB1 do Ramalhal e de Runa. 



Publicado a: 22 de Março de 2018