Aqueduto das Águas Livres indicado a Património Mundial


O Aqueduto das Águas Livres, monumento integrado no património gerido pelo Museu da Água da EPAL, faz parte da lista de 22 bens indicados pela Comissão Nacional da UNESCO a Património Mundial.

Considerado uma obra notável de engenharia hidráulica, dotada de uma importância histórica singular na área do abastecimento de água nos séculos XVIII e XIX, o Aqueduto das Águas Livres, construído entre 1731 e 1799, por determinação régia, foi o último aqueduto clássico a ser edificado em todo o Mundo, atingindo cerca de 58 km de extensão.

O monumental sistema de captação e transporte de água atravessa cinco concelhos de Portugal e destaca-se pela extraordinária arcaria do vale de Alcântara, em Lisboa, numa extensão de 941m, composta por 35 arcos, incluindo, entre estes, o maior arco em ogiva, em pedra, do mundo, com 65,29 m de altura e 28,86 m de largura.

Recorda-se que as Listas Indicativas constituem um pré-requisito indispensável para a candidatura de Bens a Património Mundial e são atualizadas a cada dez anos.

Mais informação em https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/

Publicado a: 01 de Junho de 2016