Ciência Viva no Verão visita “ÁGUA A 360º”


O Centro de Educação Ambiental – Água a 360º, um espaço de sensibilização ambiental do Grupo AdP, está integrado no conjunto de ações dinamizadas pelo Programa Ciência Viva no Verão. 

Na passada terça-feira, o CEA recebeu um grupo de visitantes, de várias faixas etárias, integrados no  ciclo de visitas agendadas pela Águas do Tejo Atlântico, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. Após uma breve apresentação do Centro, os participantes colocaram à prova os seus conhecimentos sobre a Água e participaram ativamente nas atividades disponíveis no espaço. 

O referido Programa decorre durante as férias escolares e integra um conjunto de atividades de participação gratuita por todo o país, dedicadas a diferentes temáticas e são organizadas por diferentes entidades.

O Centro de Educação Ambiental foi também visitado por um grupo de alguns parceiros da Águas do Tejo Atlântico. Estiveram presentes técnicos de educação ambiental de Câmaras Municipais (Amadora, Arruda dos Vinhos, Cascais, Loures, Mafra, Oeiras e Torres Vedras), de entidades gestoras da baixa e outros parceiros.

Esta visita teve como principal objetivo a apresentação detalhada das valências que o Centro oferece para a integração de visitas nos Planos de Educação Ambiental das referidas entidades.

O Centro de Educação Ambiental - Água a 360º é um espaço dedicado à sensibilização ambiental, onde se desenvolvem várias atividades focadas no valor da água e nas suas diferentes dimensões.

O Centro recorre à inovação tecnológica como veículo principal para promover uma aprendizagem lúdica, designadamente através de um espaço de realidade virtual 360º/3D, onde se podem fazer visitas virtuais a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). 

Neste Centro educativo há também lugar para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), através da materialização de exposições ambientais temporárias de causas e motivações ambientais de parceiros sociais, designadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, ONGA e outras Associações do setor ambiental e da Economia Circular.


Publicado a: 24 de Julho de 2018