Rumo estratégico para os próximos anos


O Grupo Águas de Portugal revelou hoje a sua estratégia para reforçar a capacidade de resposta à dinâmica associada às alterações climáticas, à descarbonização, à transformação digital e à economia circular nos próximos anos, num encontro online com transmissão em direto.

Num processo coletivo e participativo, envolvendo 3.300 trabalhadores e trabalhadoras de todas as suas empresas, o Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo Águas de Portugal foi construído a partir de 500 contributos que vêm dar respostas a 12 desafios nas áreas de governação, excelência de serviço e utilidade social.

A apresentação do novo rumo estratégico do Grupo, que teve a assistência online de cerca de 2.000 pessoas, contou com a participação do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa.

Reforçar a capacidade de resposta à dinâmica associada às alterações climáticas, à descarbonização, à transformação digital e à economia circular é o objetivo do Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo Águas de Portugal, cuja construção decorreu entre agosto e setembro de 2020 num processo coletivo, participativo e transversal, com contributos de cerca de meio milhar de trabalhadores e trabalhadoras a todos os níveis da estrutura e de todas as suas empresas.

Para o Grupo Águas de Portugal, este é um alinhamento e mobilização coletiva no sentido de acrescentar utilidade social, corresponder às exigências ambientais, obter ganhos de eficiência e superar os padrões de qualidade no âmbito dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, que são essenciais ao bem-estar, à saúde pública, ao ambiente, à economia e ao desenvolvimento sustentável.

O Quadro Estratégico de Compromisso foi hoje apresentado num encontro aberto a trabalhadores/as, parceiros institucionais, municípios, clientes, associações do setor e ambientais, entre outros stakeholders, tendo contado com uma assistência de cerca de 2.000 pessoas.

José Furtado, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, sublinhou que “pelo impacto que temos na vida dos portugueses, cabe-nos um dever acrescido de transparência na divulgação pública da estratégia e da prestação de contas”, tendo ainda destacado o meio milhar de contributos provenientes dos colaboradores a todos os níveis da estrutura das empresas. “Este compromisso coletivo tornará o Grupo Águas de Portugal mais coeso, mais robusto e de maior utilidade social.”

“Decidimos estruturar a abordagem estratégica em três eixos, procurando interpretar as expectativas dos principais stakeholders, no intuito de nos podermos posicionar para elevar o correspondente índice de satisfação. Fixámos o foco nas Pessoas e na Organização, no Cliente e Utilizador e no Ambiente e na Sociedade”, detalhou José Furtado na apresentação da estratégia.

A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, destacou o papel incontornável da Águas de Portugal na prestação dos serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais, agradecendo o trabalho desenvolvido pelas empresas do Grupo e os seus trabalhadores nesta fase de pandemia, mantendo a atividade e garantindo a segurança do serviço e saúde pública.

O Ministro do Ambiente e Ação Climática encerrou este webinar, aproveitando a ocasião para sublinhar a importância da água e do papel do Grupo Águas de Portugal no setor e destacando a importância da melhoria contínua na eficiência do serviço. João Pedro Matos Fernandes sublinhou ainda os desafios, sobretudo a escassez de água, mais relevante no sul do país, referindo a importância das atividades de sensibilização para o uso parcimonioso do recurso e a produção de água para reutilização em atividades como a agricultura, a limpeza urbana e outras.

Na construção das bases do processo coletivo de definição estratégica, que foi aberto às propostas de todo o universo de 3.300 profissionais do Grupo Águas de Portugal, participaram 43 gestores, 142 quadros convidados, 121 quadros voluntários e 13 trainees.







Publicado a: 04 de Novembro de 2020