Simpósio de Alto Nível sobre Água


undefined

Simpósio de Alto Nível sobre Água (High-Level Symposium on Water), Transpondo o ODS 6 e o ODS 14 – comunidades de água doce e salgada a trabalharem em conjunto faz parte do roteiro que conduz à Conferência da Água das Nações Unidas de 2023 e pretende contribuir para a reflexão sobre como melhorar e fortalecer a coordenação entre as políticas de água doce e oceânica, para reforçar parcerias e para perceber como uma gestão sustentável da água e dos serviços de águas residuais podem impactar na implementação do ODS 14. 

Este Simpósio realiza-se no dia 27 de junho de 2022, no âmbito da Conferência dos Oceanos da ONU como um dos seus Eventos Especiais e é organizado pelo Governo de Portugal, em estreita cooperação com as Nações Unidas e os Governos da Argentina, Moçambique e Singapura.

O Simpósio conta com três Mesas Redondas:
Mesa 1: Sinergias entre ODS 6 e ODS 14 – uma visão integrada de todo o ciclo hidrológico: fortalecimento de abordagens intersectoriais para acelerar a implementação de metas relacionadas, incluindo financiamento e governança
Assuntos a serem abordados:
- Bacias Hidrográficas – Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH)
- Sistemas de águas residuais, economia circular e controle de poluição
- Resiliência de zonas húmidas
- Lixo marinho e microplásticos

Mesa 2: Serviços de Água e Saneamento que fazem a ponte entre ODS 6 e ODS 14
Assuntos a serem abordados:
- O impacto do comportamento humano na redução da poluição marinha
- Gestão de águas residuais e pluviais no controle da poluição
- A economia circular (azul)

Mesa 3: Parcerias existentes de sucesso e inovadoras para apoiar a implementação dos ODS 6 e 14: desafios, oportunidades e ações
Assuntos a serem abordados:
- Águas costeiras e ecossistemas
- Recursos hídricos superficiais e subterrâneos
- Serviços de água potável, águas residuais e águas pluviais
- Governança e parcerias

Consulte aqui o Programa.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas decorre, em Lisboa, entre 27 de junho e 1 de julho. Este evento é organizado pelos Governos de Portugal e do Quénia, com o objetivo de mobilizar o apoio global para implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, oceanos e os recursos marinhos. Mais informação sobre a Conferência dos Oceanos aqui.