Equipas de intervenção em Moçambique


Estão em Moçambique várias equipas do Grupo Águas de Portugal, tendo por missão apoiar as autoridades moçambicanas no restabelecimento do fornecimento de água potável às populações das zonas afetadas pelo ciclone Idai. Depois de terminada a fase de salvamento de pessoas, a prioridade vai agora para o controlo dos riscos de epidemias, no qual o fornecimento de água potável é essencial. 


A intervenção no terreno das primeiras equipas de peritos do Grupo Águas de Portugal tem por objetivo o levantamento das condições em que se encontra o sistema de abastecimento de água da cidade da Beira, nomeadamente a Estação de Tratamento de Água (ETA), as estações elevatórias e a rede de abastecimento, de forma a identificar as intervenções prioritárias, de curto e médio prazo, para o restabelecimento do seu funcionamento.


Esta primeira missão contempla também a instalação de uma unidade de tratamento de água (ETA compacta) nos arredores da cidade da Beira, a qual  irá produzir água potável para 300 famílias que, neste momento, não têm acesso a água tratada, com riscos elevados de proliferação de doenças com origem hídrica. Além da disponibilização da ETA compacta e da assistência operacional para o arranque da sua operação, o Grupo Águas de Portugal irá dar formação aos técnicos das autoridades locais para garantir o funcionamento autónomo da instalação.


A 6 de abril seguiu nova equipa para a zona de Tete e Moatize em Moçambique com a missão de proceder à verificação de infraestruturas de abastecimento de água, diagnosticar o estado das mesmas e avaliar as obras de reabilitação necessárias para o restabelecimento do seu funcionamento normal.


undefined

Publicado a: 08 de Abril de 2019