Nova ETAR de Faro-Olhão vai ter sistema de tratamento inovador


Entre as principais vantagens da introdução do sistema NEREDA na futura ETAR de Faro-Olhão destacam-se a redução significativa da área de implantação da infraestrutura, ao integrar todos os processos biológicos num único órgão; a redução dos consumos energéticos e um elevado grau de depuração das águas residuais.

Realizou-se no dia 31 de outubro a cerimónia de lançamento da primeira pedra da futura ETAR de Faro-Olhão, presidida pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Representando um investimento de mais de 21 milhões de euros, cofinanciados em 85% pelo Fundo de Coesão no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), a nova ETAR permitirá servir uma população equivalente de 113 mil habitantes dos municípios de Faro, Olhão e São Brás de Alportel.

A futura ETAR vai permitir desativar os sistemas de lagunagem das ETAR de Faro Nascente e Olhão Poente, de forma a fazer face aos níveis de qualidade cada vez mais exigentes para o efluente tratado a descarregar no meio recetor, neste caso a Ria Formosa.

A solução adotada envolve a ampliação e modernização do tratamento da atual ETAR de Faro Nascente e a construção de um sistema elevatório de forma a desativar a ETAR de Olhão Poente, integrando os seus efluentes na nova ETAR.

Ao nível dos processos de tratamento, na nova ETAR será adotado um sistema inovador – o NEREDA – tendo em vista alcançar elevados níveis de tratamento com a menor pegada de carbono possível. Entre as principais vantagens do novo sistema destacam-se a redução significativa da área de implantação da infraestrutura, ao integrar todos os processos biológicos num único órgão; a redução dos consumos energéticos e um elevado grau de depuração das águas residuais.

Parte do efluente tratado na futura ETAR será ainda sujeito a uma desinfeção adicional com vista à sua reutilização.

undefined


Publicado a: 02 de Novembro de 2016