AdP integra projeto europeu de previsão de cenários climáticos


A AdP, através da área de Inovação corporativa, é membro do User Board do CLIM2POWER, projeto de investigação que estabelece uma ponte entre o conhecimento científico complexo baseado em modelos, traduzindo dados climáticos em informação de suporte à gestão operacional de centrais de geração de energia.

O CLIM2POWER irá desenvolver um serviço climático que integra previsões climáticas sazonais em informação de apoio à decisão no setor da geração de eletricidade. O serviço climático é desenvolvido conjuntamente com stakeholders relevantes do setor num processo iterativo. Os beneficiários diretos dos resultados do projeto serão, em particular, empresas de geração e de comercialização de eletricidade, operadores e reguladores do sistema elétrico, consumidores de eletricidade e gestores de recursos hídricos. 

A primeira reunião do User Board decorreu no dia 22 de maio na sede da EDP em Lisboa, e contou com a participação da EDP produção, APA, IPMA, DGEG, ERSE, FCT da UNL, entre outros.

O User Board do caso de estudo Português irá encontrar-se com a equipa Portuguesa do projeto CLIM2POWER numa base anual durante os 3 anos de duração do projeto. As reuniões adotarão uma abordagem facilitada organizada em sessões de trabalho interativas. Além desta reunião prevêem-se mais duas a ter lugar em maio de 2019 (focando a apresentação e discussão dos resultados draft) e em abril de 2020 para discutir o serviço climático criado. Os contributos do User Board serão integrados o mais possível pela equipa de projeto, guiando a evolução do serviço climático em desenvolvimento.

Mais informação sobre o projeto aqui.


Publicado a: 23 de Maio de 2018