ENEG 2019 - Roteiro da Água para 2023

“A água em Portugal na próxima década | Roteiro para 2030” é o grande tema do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG) que decorre em Ílhavo de 19 a 22 de novembro.

As empresas do Grupo Águas de Portugal participam ativamente nos trabalhos do ENEG 2019, nomeadamente nas diferentes mesas redondas e apresentando comunicações nos temas em discussão, designadamente:
Tema 1 - abastecimento de água
Tema 2 - saneamento de águas residuais
Tema 3 - gestão de ativos
Tema 4 - sistemas de informação
Tema 5 - inovação
Tema 6 - alterações climáticas, economia circular e transição energética
Tema 7 - economia e regulação
Tema 8 - gestão de clientes e outras partes interessadas
Tema 9 – gestão das organizações e capacitação de recursos humanos
Tema 10 - comunicação e educação ambiental

Na sala de exposição do ENEG 2019, o Grupo Águas de Portugal tem um espaço onde decorrerão diversas iniciativas ao longo dos três dias do evento.

No Dia Mundial do Saneamento (19 de novembro) destaca-se a apresentação de campanhas de sensibilização para não deitar lixo nos esgotos e para a importância do tratamento de águas residuais e ainda para a consciencialização da existência da água reciclada como alternativa mais sustentável para usos não potáveis.

A campanha “Cada coisa no seu lugar e o lixo não é no esgoto” é uma iniciativa da Águas do Centro Litoral, desenvolvida em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, e tem por objetivo sensibilizar a população sobre o que não deve colocar no esgoto.

undefined

A campanha #somostodosursos da Águas do Tejo Atlântico alerta para o risco que os habitats de todas as espécies correm em consequência do uso ineficiente da água, salientando que existem várias qualidades de água que podem ser utilizadas para todas as necessidades, como a água tratada nas ETAR (água+) que pode ser reciclada em usos não potáveis como lavagem de ruas, rega de espaços verdes e usos industriais ou agrícolas.

undefined

Para os mais novos, a Águas do Tejo Atlântico lança o livro “A incrível viagem do Cocó”, no qual se destaca, de forma simples e divertida, o percurso do que segue pelo cano de esgoto e a importância do tratamento das águas residuais na prevenção da poluição dos rios e dos mares.

undefined

O ENEG é uma iniciativa bienal da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas que integra diversas comunicações, mesas redondas, visitas técnicas e um espaço de exposição. Para a edição de 2019 são esperados cerca de mil participantes na apresentação e discussão dos grandes desafios do setor das águas.

No programa das visitas técnicas do ENEG 2019, agendado para o dia 22, inclui-se uma visita à ETAR de Ílhavo, infraestrutura gerida pela Águas do Centro Litoral.

Publicado a: 19 de Novembro de 2019