Águas do Centro Litoral alarga rede de saneamento na Lousã

A Águas do Centro Litoral (AdCL) consignou a Empreitada de Execução do Sistema Elevatório e Emissários de Serpins/Rodas e de Casal de Ermio, cujo investimento ronda os 1,5 milhões de euros e inclui a construção de uma nova rede de saneamento nas freguesias de Serpins e de Foz de Arouce e Casal de Ermio beneficiando cerca de 1.900 habitantes-equivalentes.

Esta empreitada, que foi consignada à empresa Marsilop, Sociedades de Empreitadas, S.A., envolve, no eu respeita ao lote Serpins/Rodas, a construção de um emissário e de um sistema elevatório ao longo do rio Ceira, com cerca de 2,5 km de extensão, para a ETAR de Serpins-Rodas, infraestrutura construída e inaugurada pela AdCL em 2008 e que já se encontra, atualmente, a receber e a tratar o efluente de uma parte da freguesia de Serpins.

No que respeita ao lote de Casal de Ermio, a obra inclui a construção de aproximadamente 4,9 km de rede nova, emissários, duas estações elevatórias intermédias e condutas elevatórias, sendo o caudal encaminhado para a ETAR de Semide-Poisão, em funcionamento desde 2015.

Este investimento, que ronda 1,5 milhões de euros, vem dar resposta às necessidades de resolução dos problemas de drenagem e tratamento das águas residuais existentes nestas localidades do município da Lousã, indo ao encontro do ODS-6 que visa “garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos”.

Publicado a: 15 de Outubro de 2020