Águas de Portugal em defesa do Direito ao Saneamento

Reconhecido como direito humano universal e fundamental para a redução de doenças, mortes e desigualdades sociais, o acesso ao saneamento ainda não está garantido para todos, existindo atualmente cerca de 10 milhões de pessoas no espaço da União Europeia que ainda não têm acesso a estes serviços em segurança.

Visando melhorar a abordagem do acesso ao saneamento para todos e consagrar este direito humano no direito da União Europeia, foi lançada por um conjunto de entidades europeias a iniciativa “Joint Statement on the Right to Sanitation” com a qual se pretende que a Comissão Europeia introduza disposições legais, na revisão da Diretiva do Tratamento Urbano de Águas Residuais, que garantam o melhor acesso possível a serviços de saneamento para todo o Continente Europeu, em consonância com as disposições de direitos humanos.

A assinalar o Dia Mundial do Saneamento, a AdP - Águas de Portugal juntou-se à iniciativa reforçando assim o seu compromisso com as pessoas, com a saúde pública e com o ambiente.

Hoje, Dia Mundial do Saneamento, as empresas do Grupo Águas de Portugal realizam ações que destacam a importância do saneamento para a saúde pública e promovem a sensibilização da população para a não deposição de lixo nos esgotos.

Publicado a: 19 de Novembro de 2020