Roteiro "Águas no Alentejo"


O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, a Secretária de Estado do Ambiente, e os Presidentes das Câmaras Municipais que integram o do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA) participam hoje num roteiro dedicado ao abastecimento de água no Alentejo, visitando infraestruturas que totalizam um investimento de cerca de 25,8 milhões de euros.

O roteiro inclui a homenagem póstuma a Joaquim Marques Ferreira, pessoa e profissional de grande destaque no processo de constituição e posterior administração da AgdA– Águas Públicas do Alentejo, e uma tertúlia focada na parceria pública para a gestão do sistema público integrado de águas do Alentejo, que assinalou 10 anos em 2020.

João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e Inês dos Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, e os Presidentes das Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Grândola, Mértola, Montemor-o-Novo, Moura, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Serpa, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira, participam hoje num roteiro dedicado ao abastecimento de água no Alentejo.

Em Moura, é inaugurada a Adução a Moura-Barrancos no Reservatório de S. Lourenço, que vai combinar água de superfície da albufeira do Enxoé com a das captações de Moura-Ficalho para capitalizar as disponibilidades locais e melhorar a qualidade da água fornecida. 

Segue-se uma visita à ETA de Enxoé, no concelho de Serpa, que será reabilitada. Na visita à ETA de Enxoé será ainda assinado o contrato de concessão relativo à utilização dos recursos hídricos e de infraestruturas públicas para captação de água superficial destinada ao abastecimento público na albufeira do Enxoé entre a AgdA e a APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Será ainda visitado o novo Reservatório de Ledo, uma das dez povoações do concelho de Mértola que foram integradas no sistema do Guadiana Sul, o que permitiu solucionar os graves problemas de qualidade de serviço existentes, seja por quantidade como por qualidade da água disponível, o que exigia, sistematicamente durante os meses de maior consumo, o recurso a transporte de água por autotanque.

O roteiro continua com a inauguração do Reservatório de Castro Verde, integrado no Sistema de Monte da Rocha, concebido para pôr fim à necessidade pontual, durante os meses de maior consumo, de recorrer a autotanques para suprir as necessidades, e para resolver problemas de incumprimento dos parâmetros de qualidade. 

Segue-se a inauguração da reabilitação da ETA do Roxo, no concelho de Aljustrel. 

O roteiro termina na ETA da Magra, em Beja, onde se realiza uma Cerimónia de Homenagem póstuma a Joaquim Marques Ferreira, pessoa e profissional de grande destaque na gestão de recursos hídricos no Alentejo, seguida de tertúlia alusiva ao processo de constituição e balanço da parceria pública para a gestão do sistema público integrado de águas do Alentejo, quando se assinalam os 10 anos de atividade da empresa (2020).



Publicado a: 05 de Julho de 2021