Grupo AdP apoia projeto empreendedor no Alentejo


Já está escolhido o projeto vencedor da iniciativa Start & Go Alentejo – Concurso de Ideias para combater o despovoamento no Alentejo, promovido pela Associação Alentejo de Excelência com o patrocínio da Águas de Portugal. A candidatura selecionada diz respeito ao projeto LOOM, uma ideia desenvolvida em 2015 pela designer Tânia Neves e que consiste em confecionar peças de vestuário a partir da manta alentejana tecida em tear manual, valorizando recursos naturais e humanos da região.

“Usando técnicas ancestrais e amigas do ambiente, a LOOM conjuga os valores da sustentabilidade com o conceito ‘slow fashion’, dando origem a peças únicas e com significado, feitas com tempo e para perdurarem no tempo e aliando a tradição artesanal ao design contemporâneo”, explica Tânia Neves, acrescentando que a reinserção profissional de pessoas em situação de desemprego de longa duração, com especial incidência no concelho de Évora, é também uma das mais-valias do projeto. “A LOOM ao trazer valorização aos lavores, ao "feito à mão" e à tradição artesanal possibilita que algumas pessoas, cujo mercado de trabalho segregou, possam vir a exercer uma nova atividade laboral”.

A par de consultoria específica à sua implementação e desenvolvimento, o projeto vencedor receberá um apoio no valor de 2.500,00 euros, patrocinado pelo Grupo AdP, que, realça Fátima Borges, Diretora da Sustentabilidade Empresarial, desde a primeira hora se identificou com a iniciativa. “O concurso teve por objetivo desafiar a sociedade civil para a apresentação de propostas que permitam combater o despovoamento do interior, o que vai claramente ao encontro dos compromissos assumidos pelo Grupo, no âmbito da sua Política de Responsabilidade Empresarial, nomeadamente de promover uma aproximação crescente à comunidade e contribuir para o desenvolvimento de uma economia local responsável”.

Henrique Sim-Sim, Presidente da Associação Alentejo de Excelência, faz um balanço positivo da primeira edição do Start & Go Alentejo, que recebeu cerca de 50 candidaturas. “A par dos objetivos quantitativos, também os qualitativos foram largamente alcançados, existindo várias ideias com muita qualidade, sendo que o projeto vencedor é exemplo de como a identidade, a criatividade, o conhecimento e a inovação são elementos centrais para criar valor, promover o emprego qualificado e contribuir para atenuar o atual processo de despovoamento”.

Saiba mais sobre o projeto LOOM aqui https://www.facebook.com/loomnewtradition/


Publicado a: 29 de Junho de 2016