Plano de intervenções em albufeiras apresentado em Monte da Rocha


Foi hoje apresentado, pela APA e pelo Grupo AdP, o Programa de Intervenções a curto prazo nas albufeiras. A sessão decorreu junto da Albufeira do Monte da Rocha e contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

O programa hoje apresentado engloba intervenções em 8 albufeiras, representando um investimento de 3,5 milhões de euros, financiado em parte pelo Fundo Ambiental, com vista a aumentar a capacidade de armazenamento e melhorar a qualidade da água de oito albufeiras.

As intervenções consideram a limpeza e remoção de sedimentos das albufeiras, nomeadamente nutrientes e matéria orgânica que são os responsáveis pela degradação natural da qualidade da água.

Permitindo potenciar o aproveitamento do volume de água que existe nas albufeiras, este plano de intervenções de curto prazo ira contribuir para mitigar os problemas de escassez de água, quer no que concerne ao abastecimento público quer à rega, com efeitos já no próximo verão.

As intervenções vão ser feitas em três albufeiras da Região Hidrográfica do Alentejo, em três da Região Hidrográfica do Tejo e em duas da Região Hidrográfica do Norte.

Na Região Hidrográfica do Alentejo, as intervenções vão ser feitas nas albufeiras do Monte da Rocha (Ourique, Beja), do Roxo (Aljustrel, Beja) e nos braços norte e nascente da do Pego do Altar (Alcácer do Sal, Setúbal).

Na Região Hidrográfica do Tejo, as intervenções vão abranger o Açude do Carvalhal, ou seja, na ligação à albufeira da Apartadura (Marvão, Portalegre) e nas albufeiras de Póvoa e Meadas (Castelo de Vide, Portalegre) e do Divor (Arraiolos, Évora).

Na Região Hidrográfica do Norte, as intervenções vão ser feitas nas albufeiras de Pretarouca (Lamego, Viseu) e Peneireiro (Vila Flor, Bragança).


undefined

undefined

Publicado a: 24 de Janeiro de 2018