“O Valor da Água”


Lançamento ocorre hoje, Dia Mundial da Água, data que visa alertar para a urgente necessidade de preservação e valorização deste recurso natural tão precioso.

Todas as manhãs, ao iniciar o dia, temos por segura a água em gestos simples ao puxarmos o autoclismo, ao tomarmos banho ou ao fazermos o café. Mas, em todo o mundo, milhões de pessoas não podem fazer o mesmo, porque não têm junto das suas casas qualquer fonte de água potável nem instalações de saneamento. 

Foi com a convicção de que este problema não é incontornável que Gary White e Matt Damon se uniram para encontrarem soluções para um dos maiores desafios mundiais: o acesso à água. 

A história de como esta dupla improvável, um engenheiro hidráulico e um ator, criaram a organização Water.org e desenvolveram soluções para melhorar o acesso à água segura e/ou saneamento é contada no livro “O Valor da Água”, agora editado em Portugal com a chancela da Bizâncio.

“O Valor da Água” conta a história de vidas transformadas pelo acesso à água, numa caminhada que percorre o contacto com as comunidades que necessitam deste bem precioso até aos centros de decisão, constituindo um relato efetivo de como pequenas ações podem fazer uma grande diferença. 

Com objetivos nobres - saúde e mais prosperidade para as pessoas de todo o mundo -, “O Valor da Água” convida-nos ainda a conjugar esforços para debelar o problema global do acesso à água potável. 

O Grupo Águas de Portugal associa-se assim à edição de “O Valor da Água”, certo de estar a contribuir para suscitar uma maior sensibilização pública em torno da valorização deste recurso tão valioso quanto escasso.

«Acompanhar os autores nesta descrição de como o acesso à água transformou a vida de tantas pessoas é um exercício inspirador e entusiasmante, pois reconhecemos valores e compromissos que partilhamos», salienta José Furtado, Presidente do Grupo Águas de Portugal. «As histórias, aparentemente simples mas de grande impacto, evidenciam como os investimentos na água e no saneamento são essenciais para fazer a diferenças na vida das pessoas e das sociedades.»

O lançamento da edição portuguesa do livro “O Valor da Água” no Dia Mundial da Água (22 de março) tem como objetivo incentivar a que parta de cada um de nós “a mudança que quer ver no mundo”, convocando todos a agir de forma responsável nos usos e consumos de água em casa, na comunidade, nas atividades produtivas e na gestão da água em geral. 

A água tem uma importância central na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas que, visando alavancar a ação necessária à concretização dos objetivos e metas do ODS6 – Água, promove entre 22 e 24 de março em Nova Iorque uma conferência dedicada à água.


Todas as receitas da venda deste livro serão doadas pelos autores à Water.org.

undefined

Publicado a: 22 de Março de 2023