Prémios Verdes, uma iniciativa para reconhecer, divulgar e premiar boas práticas na área do ambiente


Os Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal destinam-se a premiar as pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente.


Esta iniciativa visa reconhecer, divulgar e premiar as boas práticas e os exemplos de excelência que se destacam pelo contributo para o ambiente e desenvolvimento sustentável no quadro da atual emergência climática.


Os prémios são divididos em duas grandes áreas: Pessoas/ Movimentos e Projetos/ Ações.


No total, serão 10 as categorias a avaliar, sempre na área do ambiente e sustentabilidade: 

  • Prémio Investigação (destinado a cientistas e investigadores)
  • Prémio Inspiração (destinado a ativistas)
  • Prémio Ação (destinado a empresas ou empreendedores)
  • Prémio Personalidade (destinado a qualquer pessoa da sociedade civil)
  • Prémio Água e Cidades Sustentáveis (destinado a cidades com ações de gestão sustentável da água)
  • Prémio Energias Verdes (destinado a projetos relacionados com energias renováveis)
  • Prémio Arquitetura Sustentável (destinado a projetos arquitetónicos que integrem soluções ecológicas, poupanças energéticas e/ou redução no consumo de água)
  • Prémio Tecnologia Verde (destinado a projetos de base tecnológica relacionados com o ambiente)
  • Prémio Conservação da Natureza (destinado a projetos relacionados com a proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres) 
  • Prémio Especial PALOP (destinado a boas práticas de gestão da água nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).


Cabe aos interessados apresentarem-se para avaliação, apresentando uma candidatura. Todas as candidaturas válidas serão depois analisadas e selecionadas por um júri que integra individualidades de reconhecido mérito na sociedade portuguesa, que avaliará a qualidade dos projetos, atividades, obras ou ideias, o seu impacto da sua ação na sociedade e o potencial dos projetos ou ideias serem aplicados e/ou replicados.


O calendário dos Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal estipula que as candidaturas devem ser apresentadas de 15 de fevereiro até ao limite de 31 de março de 2022. A VISÃO irá depois verificar e recolher toda a informação, para escolha das shortlists, e o Júri fará a sua avaliação e análise entre o final de abril e 15 de maio. A cerimónia de anúncio e entrega dos Prémios Verdes será a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.


Conheça o regulamento e saiba como pode concorrer.


Publicado a: 15 de Fevereiro de 2022