Cidades Inteligentes em destaque no Fórum AQUASIS


Reunindo entidades gestoras de todo o País e oradores nacionais e internacionais de excelência, o fórum promovido anualmente pela AQUASIS regressa esta sexta-feira com uma edição dedicada ao contributo das tecnologias de informação para uma gestão mais inteligente do ciclo urbano da água. Claus Homann, Diretor de Operações da entidade gestora dinamarquesa Aarhus Water e Christopher Gasson, consultor e editor da Global Water Intelligence, são os oradores internacionais convidados.

A AQUASIS realiza no próximo dia 19 de maio o seu V Fórum de Partilha de Experiências e Divulgação de Boas Práticas, que terá como tema enquadrador "Água 4.0 – Cidades Inteligentes".

O Fórum, que tem por objetivo promover a reflexão, debate e partilha de experiências sobre temas de atualidade e impacto para o setor da água, volta a encher o Auditório Principal do LNEC, em Lisboa, contando com uma muito expressiva participação de técnicos, gestores e profissionais de entidades gestoras de todo o País.

João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, faz a abertura do Fórum, numa sessão que conta também com a intervenção de João Nuno Mendes, Presidente do Grupo Águas de Portugal. 

À semelhança de edições anteriores, o Programa do Fórum conta, na parte da manhã, com a partilha de experiências de contexto internacional, este ano, com intervenções de Claus Homann, Diretor de Operações da entidade gestora dinamarquesa Aarhus Water e de Christopher Gasson, consultor e editor da Global Water Intelligence, publicação especializada que aborda as tendências emergentes na indústria da água a nível internacional.

De destacar ainda a intervenção de Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, a abrir a sessão da tarde, cabendo a Orlando Borges, Presidente da ERSAR, a intervenção de encerramento do Fórum.

O contributo das tecnologias de informação para uma gestão mais inteligente do ciclo urbano da água, com destaque para a importância da sensorização e integração dos sistemas de informação na melhoria da eficiência (energética, operacional e de processo) das entidades gestoras será o fio condutor de toda a sessão, cujo programa completo pode ser visto aqui.


Publicado a: 16 de Maio de 2017