Grupo AdP aposta na mobilidade elétrica


Foram hoje entregues às 12 empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais do Grupo Águas de Portugal os 127 veículos ligeiros 100% elétricos que vão integrar a sua frota automóvel operacional. Este é um projeto apoiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica, que inclui ainda a instalação de postos de carregamento próprios de norte a sul do País. 


A cerimónia de entrega das viaturas elétricas que decorreu esta quarta-feira, 3 de janeiro, foi presidida pelo Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins e com o Presidente do Grupo Águas de Portugal, João Nuno Mendes.


Esta é uma das medidas previstas no PEPE – Plano de Eficiência e de Produção de Energia 2020 do Grupo AdP, apresentado publicamente em maio passado, e um dos primeiros projetos apoiados pelo Fundo Ambiental ao abrigo da Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica.


Neste âmbito, o Grupo AdP adquiriu 127 veículos ligeiros (76 de passageiros e 51 de mercadorias) para substituir viaturas operacionais com mais de 8 anos de idade média e com maior quilometragem, que produzem mais emissões de gases com efeito de estufa e têm maiores consumos de combustível, cujos percursos operacionais diários são exequíveis considerando os constrangimentos de autonomia dos veículos elétricos. Com a sua introdução, o Grupo prevê uma redução, a quatro anos, das respetivas emissões de GEE (em especial CO2) em 533,234 toneladas e do consumo de combustíveis em cerca de 660 mil litros. 


O Grupo instalará também 137 pontos de carregamento de veículos elétricos nas suas instalações de norte a sul do país. A sua entrada em funcionamento está prevista para janeiro. 


“As nossas equipas de operação estudaram a adequação dos novos veículos elétricos às rotas operacionais que percorremos diariamente de norte a sul no país e desenharam o mapa de cobertura ótimo de pontos de carregamento a instalar nas nossas infraestruturas. Somos uma Empresa de Ambiente em Portugal e com esta medida conseguimos, simultaneamente, maior qualidade ambiental, eficiência energética e racionalidade económica” destaca João Nuno Mendes, Presidente do Grupo AdP.


A estratégia de introdução da mobilidade elétrica no Grupo AdP prevê ainda medidas complementares com o projeto piloto de aplicação do modelo de certificação energética de frotas a veículos da frota de serviço do Grupo, a formação de colaboradores em ecocondução e a georreferenciação da frota operacional.



Empresas abrangidas pelo projeto de conversão da frota operacional


Águas do Norte, S.A. 


Águas do Douro e Paiva, S.A. 


SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S.A. 


AdRA - Águas da Região de Aveiro, S.A. 


Águas do Centro Litoral, S.A. 


Águas do Tejo Atlântico, S.A. 


EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. 


Águas do Vale do Tejo, S.A. 


SIMARSUL - Saneamento da Península de Setúbal, S.A. 


Águas de Santo André, S.A. 


AgdA - Águas Públicas do Alentejo, S.A. 


Águas do Algarve, S.A. 



undefined   undefined  undefined


undefined   undefined





Publicado a: 03 de Janeiro de 2018