Cooperação ambiental entre Portugal e Cabo Verde


A nova agenda ambiental entre Portugal e Cabo Verde para os próximos quatro anos inclui investimentos em oito projetos que visam reforçar a sustentabilidade ambiental do arquipélago.  O Grupo Águas de Portugal é responsável por dois projetos, nas ilhas de Santiago e do Fogo.

O protocolo de cooperação ambiental entre os dois países foi assinado pelos ministros da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, e do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, durante visita do ministro português ao arquipélago, a 25 de junho.

Num valor global de 2,3 milhões de euros, financiado em 85% por Portugal, através de verbas do Fundo Ambiental, este protocolo visa a execução de projetos nas ilhas do Fogo, Santiago, Santo Antão, Maio e São Vicente, nas áreas de saneamento, reutilização de águas residuais na agricultura, valorização turística e ambiental das aldeias rurais, educação ambiental e consolidação das reservas de biosfera. 

O Grupo Águas de Portugal será responsável pela execução de dois projetos. Na ilha de Santiago, técnicos da AdP Internacional, da AdP VALOR e da Águas do Tejo Atlântico vão trabalhar num projeto piloto de economia circular para reutilização de água e valorização de lamas na agricultura. Na ilha do Fogo, a AdP Internacional vai elaborar um Plano de Saneamento.

Integrada na comitiva ministerial portuguesa, Alexandra Serra, Presidente da AdP VALOR, apresentou o projeto piloto para reutilização de água e valorização de lamas na agricultura na ilha de Santiago que, segundo as autoridades cabo-verdianas, será de grande relevância para contribuir para o aumento de disponibilidades de água no setor agrícola. A sua natureza de projeto piloto permitirá também delinear e testar um modelo que poderá ser replicado noutras ilhas.


Publicado a: 28 de Junho de 2021