Grupo Águas de Portugal assinala Dia Nacional da Água


O dia 1 de outubro assinala o início do ano hidrológico e as empresas do Grupo AdP celebram a data com diversas iniciativas de norte a sul de Portugal continental.


A 1 de outubro assinala-se o Dia Nacional da Água, coincidindo com o início do ano hidrológico, que deveria marcar o final do tempo seco e começo do período chuvoso. Nos últimos anos tem-se verificado uma redução na precipitação, o que traz à ordem do dia a necessidade de reflexão sobre a importância vital da água e, consequentemente, ao apelo para o seu uso consciente e eficiente.


Em Lisboa, a Águas de Portugal promove o “One Water Consortium, EIT KIC on Water, Marine and Maritime Technical Workshop”, em parceria com CoLAB +ATLANTIC, Fórum Oceano, Instituto Superior Técnico e Fundação Francisco Manuel dos Santos.


O consórcio “One Water” é uma comunidade de conhecimento e inovação dedicada ao tema da água, doce e do mar, respetivos ecossistemas e do setor marítimo, lançada recentemente em Portugal e agregando cerca de quinze países da União Europeia.


O objetivo deste consórcio é formalizar uma candidatura ao Water KIC que será criado no âmbito do Instituto Europeu de Invoação e Tecnologia (EIT), organismo integrado no programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia para o período de 2021-2027 Horizon Europe.


A 2 de outubro, o Presidente do Grupo AdP, António Carmona Rodrigues, participará no Seminário Nacional de Abastecimento de Água, encontro organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, em Tomar, numa mesa-redonda sobre os desenvolvimentos do abastecimento de água para consumo humano em Portugal ao longo das três últimas décadas e nas questões remanescentes no âmbito da superação dos desafios deste setor.


De norte a sul de Portugal continental, as empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal desenvolvem atividades e assinalam esta importante data durante toda a semana, das quais se destacam as seguintes.


A Águas do Norte organiza, durante o mês de outubro, oficinas de educação ambiental e visitas a instalações da empresa, em diversos municípios que fazem parte do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. Hoje, Dia Nacional da Água, a empresa celebra um protocolo com a Câmara Municipal de Baião, com o objetivo de promover o uso da água da torneira, através da entrega de garrafas reutilizáveis a todos os alunos de todos os graus de ensino do concelho e serão também instalados bebedouros nas escolas.


Em Lisboa, a EPAL assina hoje o protocolo de adesão ao programa de apelo ao consumo de água da torneira com o Instituto Superior Técnico, que assim se junta às mais de 400 entidades aderentes. Durante o dia, no centro da cidade podem encontrar-se aguadeiros, que disponibilizam água da torneira e transmitem mensagens relacionadas com o consumo eficiente da água.

 

No Pátio da Água, espaço dedicado a eventos relacionados com a água junto à sede da EPAL, haverá um concerto com Maria Vegas e um showcooking do Chef Fábio Bernardino. 


O Museu da Água tem hoje entrada livre no Aqueduto das Águas Livres, Reservatório da Mãe d‘Água das Amoreiras e Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.


A Águas do Tejo Atlântico, empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, lança hoje a série “O que dizem as nossas crianças”, onde filhos e filhas dos seus trabalhadores partilham a sua visão sobre o valor da água. A série está disponível no canal de Youtube da empresa.


Também esta semana, no dia 3, tem lugar mais um “Caminho da Inovação”, um fórum para discussão e partilha, que vai na sua 8ª edição e procura envolver as comunidades, universidades e municípios nos temas associados à Água e à inovação. Este ano a discussão decorre sob o tema “Inspirados pelo futuro” e além da partilha de projetos e case studies de várias partes do mundo, este evento conta ainda um espaço expositivo.


A sul do Tejo, destaca-se a conferência sobre “Sustentabilidade e Segurança Hídrica” promovida pela SIMARSUL, empresa gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da península de Setúbal, no âmbito do ciclo de conferências que está a organizar para celebrar duas décadas de impactos positivos do serviço público de saneamento.


Fazendo um balanço e projetando e discutindo as perspetivas futuras em estreita articulação com cada município parceiro e de forma próxima com a comunidade e os seus principais stakeholders, a sexta conferência decorreu hoje no Montijo, reunindo um conjunto de especialistas num debate focado na importância e valor da água enquanto recurso essencial e escasso que é necessário monitorizar, gerir e valorizar nos mais diversos aspetos.


Publicado a: 01 de Outubro de 2024