Grupo Águas de Portugal na COP29


O Grupo Águas de Portugal marcou presença na COP29, que decorreu em Baku, no Azerbaijão, com destaque para a apresentação de projetos que integram a nossa estratégia e plano de ação para garantir a gestão sustentável da água e melhorar a resiliência às alterações climáticas.

No dia que foi dedicado à água, 19 de novembro, o Pavilhão de Portugal acolheu uma sessão promovida pela Águas de Portugal (reveja aqui).

António Carmona Rodrigues, Presidente do Grupo Águas de Portugal, destacou nesta sessão o nosso empenho na antecipação e resposta aos desafios das alterações climáticas, tendo sido ainda apresentados, por especialistas das nossas empresas, projetos e iniciativas que materializam a ação do Grupo no âmbito da eficiência hídrica, da gestão de recursos e promoção da economia circular, da sustentabilidade energética e da digitalização, assim como de constituição de parcerias para a gestão dos serviços de águas.

O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, encerrou a sessão, salientando a relevância da gestão sustentável da água para aumentar a resiliência às alterações climáticas em Portugal.

O Grupo Águas de Portugal participou ainda em iniciativas promovidas por outras entidades no âmbito da COP29. Destaque para a participação de António Carmona Rodrigues nas sessões promovidas pela Global Compact, com o tema “Building Water Resilience to Achieve Long-term Sustainability”, e pela Business as Nature sobre “Women 4OUR WATER - From Efficiency 2 Adaptation”, e de Nuno Medeiros, da EPAL na sessão da ADENE sobre “Water scarcity as a climate risk – Promoting water efi¬ciency and water-energy nexus in the MED region”.

Adriana Pinto, da Águas de Portugal, participou também num evento que decorreu à margem da COP29, "COP29 - Women in Energy Transitions Baku Dialogue 2024", na qualidade de representante da União Europeia na Women in Renewables Alliance. Esta sessão teve como objetivo reunir mais de 50 líderes femininas notáveis de todo o mundo, celebrando suas contribuições significativas e promovendo conversas relevantes sobre o avanço da inovação e da diversidade na transição energética. 

A Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas é uma reunião anual organizada pela ONU onde líderes globais, especialistas e representantes de diversos setores se encontram para discutir soluções para as mudanças climáticas. 

Esta COP, que teve a primeira edição em 1995, reúne os 193 países da ONU para promover avanços em metas de redução de emissões, financiamento para adaptação e ações climáticas globais.

A COP29 decorreu de 11 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão, com o lema “Solidariedade para um Mundo Verde”

Este ano, Portugal teve um Pavilhão dedicado ao tema “Investir num futuro limpo juntos, vale a pena!”, com mensagens em áreas específicas de intervenção que podem ser vistas aqui.


undefined

Publicado a: 21 de Novembro de 2024