Novo modelo de gestão de água na ZILS


O Governo determinou que a Águas de Santo André, S.A. assumirá, em modelo de operador único, a gestão integrada das várias origens no fornecimento de água, urbano e industrial, na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

Tendo como objetivo assegurar um serviço adequado, competitivo e equitativo a todas as indústrias em Sines, a maior área industrial e logística da Península Ibérica, este modelo de operador único foi determinado num despacho conjunto dos ministérios do Ambiente e Energia, da Economia e das Infraestruturas e Habitação.

A operação permite gerir de forma integrada e racional as várias origens de água disponíveis (salina, doce e reutilizada) em função das necessidades quantitativas e qualitativas da procura industrial, quer se destinem aos processos de arrefecimento ou de incorporação no processo produtivo. 

Esta alteração permite reduzir a pressão sobre as origens convencionais, como as águas superficiais e subterrâneas, e garantir um uso mais eficiente e sustentável dos recursos, minimizando os impactos das alterações climáticas e do stress hídrico nas bacias do Sado e do Guadiana e do aumento da procura de água devido à instalação de novos projetos industriais.


Publicado a: 26 de Fevereiro de 2025