Grupo AdP comemora o Dia Mundial da Água
No dia 22 de março assinala-se o Dia Mundial da Água e as empresas do Grupo AdP celebram a data com diversas iniciativas de norte a sul de Portugal continental.
O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente no dia 22 de março com o objetivo de alertar para a importância da água, um recurso valioso que merece ser usado com consciência e de forma sustentável. De norte a sul de Portugal continental, as empresas do Grupo AdP – Águas de Portugal desenvolvem atividades e assinalam esta importante data.
A Águas do Norte organiza, durante o mês de março, oficinas de educação ambiental, em diversos municípios que fazem parte do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. A 20 e a 24 de março, a empresa vai proceder à instalação de bebedouros e entrega de cantis em algumas escolas da região, com o objetivo de promover o uso da água da torneira.
A Águas do Douro e Paiva também vai assinalar o dia com uma palestra, para turmas de 8º ano, que visa explorar os desafios relacionados com a gestão e preservação da água, incentivando os alunos a adotar práticas mais conscientes e a participar em iniciativas que promovam a sustentabilidade hídrica e com a atividade "Os Guardiões da Água", para alunos do 4º ano, onde vão aprender mais sobre a água, nomeadamente, sobre os processos e estados físicos deste recurso, as etapas que a água percorre até chegar à torneira e os impactos da sua má utilização.
A Águas da Região de Aveiro, ao longo do mês, promove diversas atividades: uma ação de educação ambiental em Sever do Vouga e em Albergaria-a-Velha em que, através de jogos e experiências de laboratório sensibiliza os alunos do 4º ano para a importância da água e do setor. Convida também os alunos do 3º ano dos municípios de Murtosa, Albergaria-a-Velha e Ovar a fazerem uma “viagem ao mundo da água da torneira”, uma peça de teatro que leva o público pelo caminho que a água faz até chegar à torneira. A AdRA lançou também um desafio aos reclusos do Estabelecimento Prisional de Aveiro: refletir e expressar plasticamente em tela a importância da água no seu quotidiano, na vida, no planeta. A inauguração da exposição destas obras de arte decorre a 25 de março com uma sessão de declamação de textos e reflexões sobre a liberdade e a preservação do ambiente. Em conjunto com a Águas do Centro Litoral, numa parceria com a Águas do Vouga, promovem também o “Roteiro da Água”, uma iniciativa dedicada ao 11º ano de escolaridade, em que se percorre o ciclo urbano da água, desde a origem (captação), passando pelo tratamento da água para consumo (ETA) e acabando no tratamento nas águas residuais (ETAR).
A EPAL e a Águas do Vale do Tejo realizam diversas ações de sensibilização ambiental dentro do território em que atuam. Em Lisboa, haverá ativação da campanha “Par e Passo” nas Lojas EPAL e, numa parceria com a ANA AEROPORTOS, será distribuída água da torneira por Aguadeiros. O Pátio da Água, espaço dedicado a eventos relacionados com a água junto à sede da EPAL, está aberto com diversas atividades entre as 10h00 e as 18h30.
O Museu da Água, a 20 de março, promove uma visita guiada a várias escolas pela “Rota das Claraboias” e inaugura (pelas 18h), na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, uma exposição do artista plástico João Ribeiro – SOLUCTIO -, uma instalação de desenho, de grande dimensão, que utiliza a estrutura da molécula da água como dispositivo. A 21 de março decorre uma visita guiada ao Aqueduto das Águas Livres, no âmbito do projeto People and Planet, uma iniciativa que tem por objetivo consciencializar os jovens da Europa sobre os desafios e consequências resultantes das alterações climáticas, incentivando-os a tornarem-se agentes de mudança para um mundo mais sustentável. No dia 22 de março os núcleos do Museu da Água: Aqueduto das Águas Livres, Reservatório da Mãe d‘Água das Amoreiras e Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos têm entrada livre. Ainda neste Dia Mundial da Água, o Museu associa-se à iniciativa “Hora do Planeta”, em parceria com o Centro de Interpretação de Monsanto, e realiza-se uma caminhada com passagem pela Travessia do Vale de Alcântara do Aqueduto das Águas Livres, entre as 19h00 e as 20h30.
A Águas do Tejo Atlântico, empresa responsável pela gestão do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste, realiza ao longo do mês diversas ações de sensibilização em parceria com alguns municípios da sua área de abrangência. A 22 de março, a Fábrica de Água de Alcântara, em Lisboa está aberta à população e será assinado um Protocolo com AARHUS Vand Water, com a presença do Embaixador da Dinamarca. Haverá ainda a apresentação da nova cerveja VIRA, em parceria com Festival MURO – Arte na Rua, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa.
A sul do Tejo, a SIMARSUL, empresa gestora do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da península de Setúbal, realiza diversas ações de sensibilização essencialmente destinadas à comunidade escolar.
A Águas de Santo André desperta o interesse pelo valor da água com diversas ações de sensibilização nas escolas da região com recurso a atividades lúdicas e dinâmicas.
A Águas Publicas do Alentejo além das ações de sensibilização no agrupamento de Escolas de Cuba e da Vidigueira terá as “portas abertas” na ETA de Almograve, em parceria com o município de Odemira, para os visitantes poderem conhecer o percurso que a água faz até se tornar potável para consumo humano.
Em Faro, a Águas do Algarve vai entregar os prémios aos vencedores do concurso “A Água e o Mar para Mim”. Ainda no âmbito do Dia Mundial da Água, a 21 de março decorre a apresentação do projeto “Desafio da Água – edição 2025”, em Quarteira, e a ETA de Tavira está de “portas abertas”.
Publicado a: 20 de Março de 2025