Banco Mundial abre as XI Jornadas de Engenharia do Grupo AdP


Gustavo Saltiel foi o keynote speaker da sessão de abertura das XI Jornadas de Engenharia do Grupo AdP. O líder da Global Water Practices do Banco Mundial fez uma intervenção sobre as “Utilities of the Future”, uma iniciativa do Banco Mundial, na qual a AdP se encontra a colaborar há cerca de 18 meses, e que ambiciona uma transformação das entidades gestoras de serviços de águas de forma a que se tornem mais inovadoras, eficientes, integradoras e sustentáveis. Este é um requerimento indispensável para que se cumpram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A “Utility of the Future” quer-se eficiente, resiliente e tecnologicamente avançada de forma a estabelecer uma visão de longo prazo. Esta iniciativa envolve intervenções em diversos países e conta com parceiros a nível internacional para a sua execução, sendo a Águas de Portugal um dos parceiros chave do Banco Mundial. Gustavo Saltiel sublinhou a importância do trabalho realizado pelo Grupo AdP nos projetos já desenvolvidos e destacou a vontade de reforçar ainda mais esta parceria.

Em alguns países está demonstrado que a falta de investimento neste setor leva a dificuldades acrescidas, para fazer face aos diversos desafios contemporâneos e vindouros, entre eles a adaptação às alterações climáticas. Uma das razões para esta falta de investimento prende-se com fraca capacidade financeira e é com o objetivo de colmatar esta falha que o Banco Mundial intervém como a maior entidade financiadora do mundo para a construção de sistemas de abastecimento e saneamento com qualidade e resiliência. Gustavo Saltiel apresentou diferentes exemplos, de projetos da Etiópia à República Dominicana, passando pelo Togo ou Brasil, onde a intervenção do Banco Mundial enquanto entidade financiadora fez a diferença na construção ou beneficiação dos sistemas de abastecimento e saneamento.

A intervenção do líder da Global Water Practices do Banco Mundial marcou o primeiro de cinco dias das XI Jornadas de Engenharia do Grupo AdP, evento que este ano decorreu totalmente online e com três dos cinco dias dos trabalhos abertos ao público em geral.

Assista aqui à mesa redonda “No presente desenhamos o futuro”
Assista aqui à sessão Economia Circular
Assista aqui à sessão Inovação





Publicado a: 10 de Dezembro de 2020