Gestão integrada de fogos florestais partilhada em ciclo de webinars


Promover a partilha de experiências sobre a gestão integrada de fogos florestais, nomeadamente sobre o comportamento do fogo num contexto de alterações climáticas, as suas consequências e adaptação das comunidades humanas aos seus impactos é o objetivo do primeiro de um ciclo de webinars promovido pelo projeto PyroLife.

O PyroLife é um projeto global integrado de formação em fogos florestais coordenado pela universidade holandesa Wageningen University & Research e financiado pela União Europeia que junta a experiência de especialistas de 13 países europeus, envolvendo 21 parceiros internacionais, entre universidades e agentes públicos e privados.

No âmbito deste projeto, os diferentes países partilham conhecimentos na área da gestão dos recursos hídricos, visando aumentar a resiliência dos territórios e preparar as comunidades para lidar com os fogos, sendo a experiência dos países do sul da Europa usada para compreender e prever fogos florestais nos países do norte da Europa.

Portugal participa no Pyrolife através da Águas de Portugal e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Entre 3 de junho e 22 de julho serão dinamizados oito webinars no âmbito deste projeto, com apresentações de temas diversos, desde a preparação dos terrenos ao impacto dos fogos nas massas de água, feitas por técnicos envolvidos no projeto, e debate.

Este ciclo de webinars visa continuar a promover a partilha de experiências entre os técnicos dos 13 países envolvidos, assim como difundir ao público em geral as conclusões dos trabalhos já realizados, no contexto do projeto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.


Publicado a: 03 de Junho de 2020