Grupo AdP investe na produção de energia de fonte renovável

O Grupo AdP – Águas de Portugal está a desenvolver um projeto de produção de energia fotovoltaica em diversas instalações das suas empresas, em todo o país, cuja entrada em funcionamento pleno se prevê para 2022.

O projeto, denominado SOLAR III, prevê a instalação de 68 centrais fotovoltaicas e tem um investimento associado de aproximadamente 15 milhões de euros. O procedimento de contratação para estas instalações será lançado ainda este ano.

Os painéis fotovoltaicos que serão instalados terão uma potência total superior a 21 MW, sendo que 90% da energia produzida (cerca de 32 GWh/ano) se destina a autoconsumo das instalações.

As empresas do Grupo AdP registam um consumo de eletricidade da ordem dos 700 GWh/ano, correspondendo a cerca de 1,4% de toda a energia elétrica consumida em Portugal. Os gastos com eletricidade representam cerca de 50% dos custos operacionais do Grupo AdP, sendo a gestão da energia uma das suas prioridades estratégicas no quadro da promoção de níveis de eficiência que garantam a ecoeficiência e a sustentabilidade das suas operações de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

Com vista a melhorar o seu desempenho energético, o Grupo AdP tem em execução o Plano de Eficiência e de Produção de Energia (PEPE) que contempla o aumento da produção própria, através da maximização do aproveitamento energético dos ativos e recursos endógenos, a redução de consumos e a melhoria das condições de aquisição de energia elétrica.

Em conjunto com a redução de consumos de energia decorrente da implementação do PEPE, o projeto SOLAR III permitirá uma redução de emissões de CO2 estimada em 36 mil ton/ano no ano de funcionamento pleno (2022).

A Águas de Portugal é subscritora do compromisso “Business Ambition for 1.5ºC” da United Nations Global Compact, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a sustentabilidade do planeta.

undefined

Publicado a: 24 de Janeiro de 2020