AgdA inaugura reservatório e conduta de ligação


Foram inaugurados o Reservatório de Aldeia de Palheiros e Conduta de ligação ao Reservatório de Santa Luzia que irão assegurar o Abastecimento de água em Alta.

Decorreram a 21 de maio as inaugurações da conduta de ligação entre Garvão e Santa Luzia para abastecimento de água em alta ao Reservatório de Santa Luzia e da Estação Elevatória, da Conduta e do Reservatório Elevado da Aldeia de Palheiros.
 
O Reservatório de Aldeia de Palheiros destina-se a assegurar o abastecimento de água à Aldeia de Palheiros a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Monte da Rocha, e envolveu a construção de uma estação elevatória, uma conduta com 8,3km e um reservatório elevado na Aldeia de Palheiros, com uma capacidade de 250m3, num investimento total de cerca de 843 mil euros.

A entrada em funcionamento destas infraestruturas vai permitir melhoras as condições de transporte de água a partir do Sistema do Monte da Rocha, designadamente através da substituição da conduta adutora da (ETA do Monte da Rocha a Cerro Ruivo), e garantir o abastecimento a todas as povoações que se encontram no eixo Ourique-Almodôvar, nomeadamente Aldeia de Palheiros, no concelho de Ourique, Moinhos de Vento e A-dos-Neves, no concelho de Almodôvar. 

A conduta de ligação ao Reservatório de Santa Luzia destina-se a assegurar o abastecimento de água ao Reservatório de Santa Luzia, a partir de água produzida na ETA do Monte da Rocha. A conduta construída entre Garvão e Santa Luzia, servirá para abastecer várias povoações do município de Odemira, tendo sido também efetuada uma reabilitação do recinto do reservatório no âmbito desta, num investimento total de cerca de 200 mil euros.



Publicado a: 22 de Maio de 2020