Grupo AdP subscreve os Princípios do Oceano Sustentável


O Grupo Águas de Portugal junta-se a 150 empresas, com uma capitalização de mercado total de um trilião de euros, para agir em defesa de um oceano mais saudável.

No Sustainable Blue Economy Investment Forum em Cascais, um evento especial da Conferência dos Oceanos da ONU, o Grupo Águas de Portugal juntou-se a 150 grandes empresas para oficializar o seu compromisso com um oceano saudável, assinando os UN Global Compact Sustainable Ocean Principles

As empresas que aderiram aos Sustainable Ocean Principles comprometem-se a avaliar o seu impacto no oceano e a integrar a sustentabilidade oceânica na sua estratégia geral. 

O mundo depende de um oceano saudável, produtivo e resiliente para garantir a segurança alimentar, a mitigação climática e os meios de subsistência económicos. As alterações climáticas, a pesca excessiva, a poluição e o desenvolvimento insustentável e desigual estão a prejudicar a saúde dos nossos oceanos e mares.

“O compromisso de hoje de 150 empresas da economia azul demonstra a vontade do setor privado de apoiar o ODS 14. Oceanos saudáveis e produtivos dependem de todos os atores fazerem a sua parte. Sinto-me encorajado por essas empresas e pelo seu compromisso de integrar a saúde dos oceanos nas suas estratégias corporativas”, afirmou Sanda Ojiambo, secretária-geral adjunta e CEO do Pacto Global das Nações Unidas.

“O Grupo Águas de Portugal é signatário do UN Global Compact desde 2010, tendo um papel ativo nesta que é considerada a maior iniciativa de responsabilidade empresarial à escala mundial. Assumimos agora também este compromisso na defesa do oceano, integrando estes princípios na nossa Estratégia de Sustentabilidade”, afirma Fátima Borges, Diretora de Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial do Grupo. 

O Grupo Águas de Portugal junta-se a algumas das maiores empresas da economia azul, incluindo Mediterranean Shipping Company, Ørsted, SAP SE e Thai Union, como um dos 150 signatários dos UN Global Compact Sustainable Ocean Principles, que abrange 30 indústrias, 35 países e seis continentes, com uma capitalização de mercado total de um trilião de euros. 

No âmbito dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o ODS 14 é o que tem menor nível de investimento financeiro. É necessário aumentar o financiamento público, privado e misto para promover uma economia azul sustentável.

O UN Global Compact anunciou que se juntará a uma aliança de stakeholders globais para desenvolver uma orientação universal para as Blue Bonds – um compromisso para reforçar a consistência e transparência do mercado global no financiamento da economia azul sustentável. 

O Global Guidance for Bonds Financing the Blue Economy pretende fornecer aos agentes do mercado critérios, práticas e exemplos claros para empréstimos e emissões de títulos azuis. 

A lista completa dos signatários dos Sustainable Ocean Principles está disponível aqui.


Publicado a: 28 de Junho de 2022