Programa LIFE apoia solução portuguesa inovadora para a remoção de fármacos

Soluções inovadoras de tratamento vão ser testadas durante três anos em duas ETAR do Grupo Águas de Portugal, no âmbito do projeto IMPETUS, uma das seis iniciativas portuguesas que vão receber financiamento da Comissão Europeia através do programa LIFE Ambiente e recentemente destacada no site deste programa comunitário.

Durante três anos, as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Beirolas, em Lisboa (EPAL) e de Faro Noroeste (Águas do Algarve) vão testar a utilização de soluções inovadoras, mais ecológicas, na remoção de compostos farmacêuticos das águas usadas que são tratadas nestas infraestruturas.

A iniciativa decorre do projeto IMPETUS - Improving current barriers for controlling pharmaceutical compounds in urban wastewater treatment plants, um dos seis projetos portugueses a receber financiamento da Comissão Europeia através do programa LIFE Ambiente e recentemente destacado no site deste programa comunitário.

No âmbito do IMPETUS, serão experimentados novos adsorventes, produzidos a partir de resíduos vegetais endógenos, como a alfarroba e a cortiça, mas também de biopolímeros coagulantes (extratos de acácia).

A monitorização dos resultados irá abranger 20 fármacos, alguns dos quais têm vindo a demonstrar ser resistentes aos tratamentos convencionais realizados nas ETAR e que podem, mediante o seu nível de concentração, deteriorar a qualidade do meio hídrico onde são descarregados com impactos negativos para a saúde pública e para os ecossistemas.

A par da monitorização do comportamento dos compostos farmacêuticos aos novos adsorventes, será também feita a análise custo-benefício das soluções testadas, suportada por um painel de stakeholders que irá acompanhar o projeto nas suas várias fases, com vista à sua futura disseminação.

A informação que será recolhida, monitorizada e analisada no âmbito do projeto IMPETUS será também essencial para o desenvolvimento e implementação da legislação europeia em contaminantes emergentes.
Com um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros, dos quais 855 mil euros com comparticipação comunitária, o projeto IMPETUS conta com a coordenação do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e também com o envolvimento da empresa EHS, da Faculdade de Ciências e de Farmácia da Universidade de Lisboa e da Universidade do Algarve.

O programa LIFE é o instrumento de financiamento do ambiente e da ação climática da União Europeia. Desde a sua criação, em 1992, financiou mais de 4 000 projetos, mobilizando 7,8 mil milhões de euros e contribuindo com 3,4 mil milhões de euros para a proteção do ambiente e do clima. O orçamento do programa LIFE para 2014-2020 é de 3,4 mil milhões de euros, a partilhar entre projetos ambientais e de ação climática.

Publicado a: 16 de Março de 2016