Águas do Vale do Tejo avança com novos investimentos


A reabilitação do sistema de abastecimento de água de Penamacor e a construção de dez novas ETAR no concelho de Oliveira do Hospital são algumas das empreitadas mais recentemente anunciadas, representando um investimento de mais de 6 milhões de euros.

A Águas de Vale do Tejo, dando continuidade ao plano de investimentos previsto, tem vindo a anunciar o arranque de novas empreitadas a serem executadas em diferentes municípios.

No município de Penamacor, a empresa vai reabilitar o sistema de abastecimento de água, num investimento global de 4,5 milhões de euros, que abrange a construção de uma nova conduta adutora e a modernização da ETA da Meimoa.

O projeto de reforço do abastecimento àquele município foi apresentado esta semana num evento público realizado na Câmara Municipal de Penamacor, tendo a primeira empreitada já sido adjudicada e devendo estar finalizada em setembro deste ano.

Esta empreitada diz respeito à construção de dois quilómetros da nova conduta adutora, que terá uma extensão total de 22 quilómetros e será à base ferro fundido dúctil, substituindo a atual, de fibra de vidro.

À construção da conduta, orçada em três milhões de euros, acresce ainda a modernização da Estação de Tratamento de Água da Meimoa, num valor previsto de cerca de 1,5 milhões de euros.

Desta forma, o processo de tratamento de água para consumo e respetivo transporte até aos reservatórios municipais ficará reforçado, contribuindo para melhorar a qualidade do serviço prestado à população do município de Penamacor.

No município de Oliveira de Hospital, a Águas de Vale do Tejo vai construir dez novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR). 

Envolvendo um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, o projeto será financiado em 85% por fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

As novas infraestruturas, a par da conclusão de diversas ligações técnicas e ainda da beneficiação da ETAR de Oliveira do Hospital, permitirão que Oliveira do Hospital passe a ser um dos primeiros municípios do País com uma taxa de cobertura de saneamento de águas residuais na ordem dos 100%.


Publicado a: 10 de Maio de 2017