Conceção circular e inteligente de gestão de águas residuais em áreas rurais


A Águas de Portugal e a Universidade Nova de Lisboa são os parceiros portugueses do CircRural4’0, um projeto coordenado pelo centro tecnológico CEIT-IK4 de Navarra no âmbito do Programa Sudoe que teve agora início. Este projeto decorre por três anos (2018-2020) e tem por objetivo desenvolver e validar soluções tecnológicas inovadoras para a recuperação de resíduos de pequenas ETAR em ambiente rural.

A ETAR da Charneca, infraestrutura gerida pela Águas do Tejo Atlântico, é o caso de estudo em Portugal no âmbito projeto CircRural4’0, que tem por objetivo desenvolver e validar novas soluções tecnológicas que viabilizem economicamente a recuperação de nutrientes, como o nitrogénio e o fósforo, e a produção de biogás a partir de águas residuais e resíduos sólidos orgânicos em pequenas ETAR em áreas rurais.

Coordenado pelo centro de investigação e tecnologia CEIT-IK4, criado pela Universidade de Navarra em 1982, o projeto CircRural4’0 conta com a participação de mais oito parceiros: além da Universidade Nova de Lisboa e da Águas de Portugal, integram o projeto os espanhóis Fundacion Instituto Tecnológico de Galicia (ES), associação empresarial de investigação Centro Tecnologico Nacional Agroalimentario da Extremadura (ES), o consórcio para a Gestión de Servicios Medioambientales de Badajoz (ES) e a agência EFE (ES), e os franceses Syndicat Mixte de l'Eau et de l'Assainissement de Haute-Garonne (FR) e Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse.

A primeira reunião de trabalho do projeto CircRural4’0 teve lugar em Madrid, a 3 de maio. Este projeto faz parte do programa de cooperação territorial do espaço Sudoeste europeu (SUDOE) apoia o desenvolvimento regional através do cofinanciamento de projetos transnacionais por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). 

undefined

Publicado a: 16 de Maio de 2018