Águas do Norte assina contrato de recolha de efluentes com Amares


A Águas do Norte celebrou, esta quarta-feira, dia 18 de novembro, o contrato de recolha de efluentes e o auto de entrega de infraestruturas de saneamento de águas residuais com o município de Amares.

O momento foi também assinalado pela desativação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Amares e o consequente encaminhamento dos respetivos efluentes para a ETAR do Cávado-Homem.

Esta ETAR, concluída em 2013, está integrada num conjunto de infraestruturas que permitiu resolver grande parte dos problemas de drenagem e tratamento de águas residuais dos municípios de Amares e Vila Verde, tendo sido executada pela extinta Águas do Noroeste.

Presentemente, após a concretização do processo de agregação de quatro empresas responsáveis pela gestão de sistemas multimunicipais, a mesma infraestrutura encontra-se integrada no sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, cuja concessão foi atribuída à Águas do Norte.

Com um investimento que rondou os 8 milhões de euros, esta infraestrutura foi dimensionada para servir, no ano horizonte de projeto, uma população de cerca de 50 000 habitantes-equivalentes (municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde), à qual corresponde um caudal médio de cerca de 7 617 m3/ dia.

A ETAR do Cávado-Homem servirá também as seguintes freguesias do concelho de Amares: Amares, Lago, Barreiros, Besteiros, Rendufe, Bico, Caíres, Caldelas, Dornelas, Proselo, Ferreiros, Figueiredo, Fiscal, Portela, Torre e Carrazedo.

Reafirma-se, assim, a importância do trabalho da AdNorte e do município de Amares, tendo em vista não só a melhoria da qualidade de vida das populações, mas também a proteção dos recursos hídricos que se encontram integrados na bacia hidrográfica do rio Cávado.

Publicado a: 20 de Novembro de 2015