Melhoria do estado das massas de água no Alentejo


Desde o início da sua atividade, em julho de 2010, que a AgdA - Águas Públicas do Alentejo tem dado particular ênfase aos investimentos na área do saneamento de águas residuais.

O investimento já realizado, na ordem dos 30 milhões de euros, com financiamento do POVT, permitiu aumentar os níveis de atendimento na área do saneamento de águas residuais na região, bem como melhorar o cumprimento dos parâmetros de descarga (49% em 2012, 64% em 2014 e acima dos 70% em 2015) com impacto positivo na qualidade da água no meio hídrico recetor.

Através deste investimento, foi também possível adequar o tratamento das águas residuais em 18 ETAR que se encontravam em contencioso comunitário por incumprimento da Diretiva Aguas Residuais Urbanas.

São exemplos a ETAR de Mértola, cuja descarga ocorre no rio Guadiana, em zona navegável e onde a prática de canoagem é um dos ícones desta vila; a ETAR de Vila Nova de Milfontes, com descarga dos efluentes tratados no mar e a ETAR de Alcácer do Sal que permitirá, com a conclusão do sistema intercetor, elevar todos os efluentes da zona Sul de Alcácer do Sal para a ETAR localizada a Norte e assegurar assim o adequado tratamento das águas residuais, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade da água do rio Sado.

Até 2020, a AgdA irá dar continuidade ao plano de investimentos na área do saneamento de águas residuais, prevendo investir cerca de 34,8 milhões de euros em vários municípios.

A AgdA é responsável pela recolha e tratamento de águas residuais urbanas em 21 municípios do Alentejo, através de 96 ETAR, 25 estações elevatórias e 116 km de coletores.

Publicado a: 19 de Novembro de 2015