Águas do Algarve inaugura ETAR de Faro-Olhão


A nova ETAR de Faro-Olhão permite desativar as duas ETAR destes concelhos, que se encontravam subdimensionadas e obsoletas, contribuindo para aumentar os níveis de atendimento e melhorar a qualidade de vida das populações e a qualidade ambiental da Ria Formosa.

A inauguração das novas infraestruturas de saneamento da Águas do Algarve teve lugar a 28 de novembro, com a participação do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Envolvendo a construção da nova ETAR Intermunicipal de Faro-Olhão e a reabilitação de sete Estações Elevatórias de Águas Residuais destes municípios, o investimento da Águas do Algarve agora concluído ultrapassa 21 milhões de euros, com financiamento do Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR). 

A nova ETAR de Faro-Olhão irá tratar as águas residuais de uma população de cerca de 113.000 habitantes equivalentes, permitindo desativar os sistemas de lagunagem das ETAR de Faro Nascente e Olhão Poente, infraestruturas que se encontravam subdimensionadas e com sistemas de tratamento assentando em sistemas de lagunagem que se revelavam desadequados face aos níveis de qualidade agora exigidos para o efluente tratado a descarregar no meio recetor, nomeadamente a Ria Formosa.

A nova ETAR de Faro-Olhão destaca-se pela utilização de uma tecnologia inovadora - Nereda® -, assente num tratamento biológico que, além de permitir reduzir a área de implantação da ETAR e as emissões de carbono, traduz uma poupança de até 40% da energia consumida face a processos convencionais. 

A desinfeção avançada da água tratada resultará na melhoria das condições de piscicultura na envolvente e beneficiará a qualidade da água na Ria Formosa, contribuindo para a melhoria global do ambiente.

Com vista a melhorar os sistemas de saneamento destes concelhos, decorreu em paralelo uma empreitada de reabilitação das estações elevatórias de águas residuais de Faro e de Olhão, envolvendo sete estações elevatórias de águas residuais situadas nos concelhos de Faro e de Olhão, as quais integram os subsistemas que agora afluem à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais de Faro-Olhão. 


Publicado a: 29 de Novembro de 2018