Sensibilização para a prevenção de resíduos nos esgotos


Com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância de não colocar resíduos no esgoto, nomeadamente porque pode dar origem a entupimentos nas redes e a dificuldades nos processos de tratamento das águas residuais, a AgdA – Águas Públicas do Alentejo acaba de lançar a campanha “NO CANO, LIXO NÃO!”. 

A campanha “NO CANO, LIXO NÃO” foi lançada pela AgdA no Dia Mundial do Saneamento, 19 de novembro de 2016, e é suportada por cartazes e folhetos informativos que estão a ser divulgados pelos 20 municípios que integram o Sistema de Parceria Integrado de Águas do Alentejo.

Também a Águas do Centro Litoral tem dedicado especial atenção ao tema da prevenção de resíduos nos esgotos domésticos, tendo promovido diversas ações de sensibilização, entre as quais o concurso “Desenha hoje a sanita de amanhã” e a série de concertos “Entupimentos Sinfónicos”.

A presença no esgoto doméstico de quantidades significativas de resíduos, como sejam toalhitas, fraldas, cotonetes, cabelos, sopa ou óleo, gera entupimentos nas redes de transporte das águas residuais até às ETAR, contribui para a degradação das infraestruturas e dificulta os próprios processos de tratamento de águas residuais, que são essenciais para garantir uma devolução ambientalmente correta dos efluentes.

undefined
Veja aqui alguns exemplos:

RESTOS DE COMIDA E ÓLEOS
As gorduras não se dissolvem e são muito difíceis de eliminar porque ficam coladas aos canos, provocando a sua deterioração e originando maus cheiros. Restos de sopa, óleo e azeite devem ser acondicionados em recipientes vazios, bem fechados e depositados nos pontos de recolha adequados ou deitados no caixote do lixo.

MEDICAMENTOS   
                          
Os medicamentos contêm compostos que se libertam na Água pelo que, ao serem deitados na sanita, vão dificultar os processos de tratamento das aguas residuais, podendo mesmo comprometer a qualidade do efluente tratado. Os medicamentos de que já não precisa devem ser entregues numa farmácia.

TOALHITAS, FRALDAS, COTONETES, CABELOS

Deitar na sanita este tipo de resíduos pode gerar, por acumulação, graves entupimentos no esgoto. Os resíduos mais pequenos, como os cabelos e cotonetes, não conseguem ser tratados nas ETAR, podendo comprometer a qualidade do efluente tratado e as linhas de água.




Publicado a: 07 de Dezembro de 2016