Educação Ambiental: o Valor da Água a 360º


Os mais de 300 professores e técnicos municipais presentes no Seminário Nacional Eco Escolas 2019, que decorreu de 18 a 20 de janeiro, em Lagoa, Algarve, tiveram oportunidade de conhecer o portfólio de suportes e materiais didáticos do Grupo Águas de Portugal. No âmbito desta participação, que destacou o valor da água numa ótica 360º, foram realizados dois workshops onde o Grupo apresentou as visitas virtuais a ETA e a ETAR e o novo jogo para as escolas Aquaquiz. 

No âmbito da parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, o Grupo AdP participou este ano no Seminário Nacional Eco Escolas 2019 para apresentar o seu programa de educação ambiental, dando a conhecer as ferramentas de apoio desenvolvidas para os profissionais na área da educação para a sustentabilidade.  

Na ótica Água a 360º, foram apresentados os suportes e materiais didáticos que alertam para o valor da água em diferentes dimensões, com os conteúdos alinhados com a ENEA – Estratégia Nacional para a Educação Ambiental. Estes suportes e materiais proporcionam novas formas de abordar os alunos para a temática, suscitando o seu interesse para estas matérias e fomentando a consolidação de conhecimentos de forma divertida.

Com vista a preparar os professores para a utilização, em sala, das visitas virtuais às Fábricas de Água foi realizado um workshop com a participação da Águas do Tejo Atlântico. Também o novo jogo Aquaquiz, que será lançado no próximo mês de fevereiro para as escolas, foi apresentado numa sessão de trabalho. Estas sessões de apresentação e divulgação de materiais estiveram totalmente preenchidas e suscitaram grande interesse por parte dos presentes.

Foram também apresentados o Centro de Educação Ambiental “Água a 360º” e diversos projetos das empresas do Grupo Águas de Portugal na área da educação ambiental, designadamente o programa “O Senhor Ribeiro e o Guarda Rios” da Águas do Norte, materiais de sensibilização da campanha “O Cano é que Paga” e outros jogos didáticos da Águas do Centro Litoral, e outros materiais e ações desenvolvidas pela SIMARSUL e pela Águas do Algarve.

O Eco Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” reconhecido pela UNESCO como a maior rede de educação para a sustentabilidade do mundo e constitui uma “ferramenta” para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), enfatizando a sua vocação de educação para uma cidadania responsável. 

Adotado atualmente em 67 países e completando este ano 25 anos a nível internacional, em Portugal é desenvolvido desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

O Seminário Nacional Eco Escolas é uma iniciativa anual que reúne professores do Programa Eco Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, por forma a incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objetivos comuns e a troca de experiências e fornecer informação científica e pedagógica relativamente a temas de trabalho, bem como debater estratégias referenciais e metodologias em Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

undefined

Publicado a: 22 de Janeiro de 2019