Emissário de Santo André com obras de beneficiação


Já estão em curso as obras de reparação do emissário submarino que transporta as águas residuais tratadas na ETAR da Ribeira de Moinhos para devolução no oceano.

Representando um investimento de cerca de 350 mil euros, a empreitada, da responsabilidade da Águas de Santo André, tem como objetivo a substituição integral do troço inicial, numa extensão correspondente a 120 metros, dando solução à degradação da infraestrutura que foi construída em 1976.

Os trabalhos preparatórios foram iniciados no final de setembro, estando prevista a conclusão da empreitada para o final de fevereiro do próximo ano.

O emissário submarino tem 2480 metros de extensão e transporta os efluentes industriais produzidos na ZILS, mas também os efluentes urbanos provenientes dos concelhos de Sines e Santiago do Cacém, que, depois de passarem pela ETAR de Ribeira de Moinhos, são lançados, por gravidade, no mar através de uma série de difusores situados na sua extremidade, a uma profundidade de 40 metros.

Para acompanhar a execução da obra, considerada de extrema importância para a garantia da qualidade ambiental da região, foi constituída uma Comissão com representantes da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, da Capitania do Porto de Sines/Polícia Marítima, da Câmara Municipal de Sines e Proteção Civil Municipal, do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, da Unidade de Saúde Pública e da Delegação de Saúde do Alentejo Litoral.



Publicado a: 26 de Outubro de 2015