Girl Move

Desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo em jovens mulheres moçambicanas


Abandono escolar precoce e casamentos e gravidezes prematuras são problemas que afetam a população jovem feminina moçambicana e que o projeto Girl Move quer resolver através da criação de uma nova geração de jovens mulheres líderes capazes de gerar a necessária mudança de mentalidades. 

Com esse objetivo foram desenvolvidos em Nampula dois projetos piloto incidindo em diferentes faixas etárias: a criação de uma Academia de Liderança e Empreendorismo Social dirigida a jovens licenciadas com elevado potencial e o programa “Mwarusi -Acredita em Ti”, destinado a jovens entre os 12 e 15 anos residentes em bairros vulneráveis. As participantes da Academia são mentoras das jovens Mwarusis como parte integrante do programa de liderança.

A participação do Grupo AdP no projeto tem incidido no acolhimento de um “estágio de vida”, um dos pontos altos do Programa de Liderança e Empreendedorismo Social, no âmbito do qual as  jovens participantes na Academia têm a oportunidade de estar em Portugal um mês e meio em empresas de referência.