AdP participa em projeto para melhorar níveis de resiliência da cidade de Lisboa


O Grupo AdP está a participar num projeto europeu de inovação com o objetivo de melhorar os níveis de resiliência às alterações climáticas das cidades, tendo Lisboa, Barcelona (Espanha) e Bristol (Inglaterra) como casos de estudo.

Lisboa foi também a cidade escolhida para a segunda reunião do comité do projeto RESCCUE (RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas – a multisectorial approach focusing on water), que se realizou nos dias 21 e 22 de novembro nas instalações do LNEC, coordenador do caso de estudo português.

O projeto, com o orçamento de oito milhões de euros, dos quais 6,9 milhões financiados pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020, visa o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação da resiliência das cidades tendo por elemento central a gestão da água.

Com base nessa metodologia, suportada por uma plataforma tecnológica de integração de informação, as cidades vão poder identificar as suas principais vulnerabilidades, avaliar os respetivos impactos nos serviços urbanos, analisar a viabilidade de medidas de mitigação e adaptação e a elaboração de um plano de ação tendo em vista a efetiva melhoria da resiliência.

A participação do Grupo AdP neste projeto relaciona-se com a gestão do ciclo urbano da água na cidade de Lisboa, com especial importância a gestão do transporte e tratamento das águas residuais geradas na capital.

Neste contexto e no âmbito do programa da reunião realizada esta semana, o Grupo promoveu uma visita à ETAR de Alcântara, infraestrutura de crucial relevância no sistema de tratamento de águas residuais de Lisboa e, em particular, por se encontrar localizado numa zona crítica no que diz respeito a fenómenos de cheia. O programa da visita incluiu ainda uma passagem pelo Museu da Água da EPAL.

O projeto RESCCUE, coordenado pela empresa Aquatec - SUEZ Advanced Solutions, destaca-se por uma abordagem multissetorial, envolvendo 18 parceiros de vários países europeus, entre os quais entidades gestoras de serviços de água, resíduos e energia, centros de investigação, PME fornecedoras de tecnologia, entre outros.

Atualmente, 54% da população mundial vive em cidades, tendência que deverá subir para 66% em 2050. Estas cidades enfrentam diariamente diferentes impactos das alterações climáticas, que afetam a forma como os serviços urbanos de água, energia, transportes, resíduos, entre outros, são geridos.

Para saber mais sobre o projeto RESCCUE clique aqui

undefined


Publicado a: 24 de Novembro de 2016