Investimentos em água e saneamento


A Águas do Norte e a Águas do Vale do Tejo têm em curso diversas empreitadas, cuja conclusão permitirá aumentar a qualidade e a cobertura dos serviços de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, garantindo a preservação do ambiente e proporcionando às populações uma melhoria significativa da sua qualidade de vida.

A Águas do Norte está a concretizar investimentos de cerca de 1,5 milhões de euros na rede de saneamento do município de Cinfães, estando em fase de conclusão a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Gralheira e respetiva rede de drenagem. Em fase de concurso público está a conceção da ETAR de Espadanedo.

No município de Viana do Castelo, a Águas do Norte tem em fase de conclusão as empreitadas de abastecimento de água referentes à execução dos reservatórios e condutas de Pousados, Milhões, Vila Franca, Barroselas, Suportela e Mujães. Encontram-se ainda em execução os investimentos referentes à empreitada de reabilitação do intercetor de águas residuais de S. Romão, bem como as empreitadas de Deão, Deocriste e Freixieiro de Soutelo. O investimento em curso é de cerca de 8 milhões de euros.

A Águas do Vale do Tejo também está a dar seguimento a novos investimentos, tendo assinado o contrato da empreitada para a construção do sistema de abastecimento e completamento do sistema de águas residuais do Entroncamento. Trata-se de um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, envolvendo a construção de um novo reservatório de água e uma conduta adutora e, no que respeita ao saneamento, a execução de um novo coletor de águas residuais e a desativação da antiga ETAR e respetiva Estação Elevatória.


Publicado a: 17 de Julho de 2018