Municípios do Alentejo reduzem perdas de água


A EPAL vai colaborar com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central num projeto que visa aumentar a eficiência das redes de abastecimento de água naquela região, com especial enfoque no controlo e redução de perdas de água.

A cooperação envolve a implementação em 14 municípios do sistema WONE® - Water Optimization for Network Efficiency, uma solução de monitorização e controlo desenvolvida pela EPAL e com resultados positivos comprovados na sua própria rede de distribuição.

Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa são os municípios abrangidos pelo projeto que contempla também um módulo de formação assegurado pela EPAL.

Este projeto, o maior de sempre de aplicação do WONE® a entidades gestoras externas ao Grupo AdP, pretende dar um contributo relevante no combate às perdas de água nos sistemas de abastecimento, que, em Portugal, representam volumes na ordem dos 240 milhões de m3 por ano, significando que cerca de 40% da água que entra nos sistemas é ‘perdida’.

No caso da EPAL, a aplicação do WONE® permitiu reduzir as perdas da rede de distribuição de Lisboa para apenas 8%, posicionando Lisboa entre as capitais mais eficientes do mundo ao nível de perdas de água.
Pelos bons resultados alcançados, o WONE® foi distinguido pela IWA – The International Water Association em 2014 com um Prémio de Inovação, tendo também sido vencedor do Green Project Awards e do Wex Global Awards for Innovatio em 2013.

Publicado a: 11 de Dezembro de 2015